Capa Notícia Prof. Israelense

Professor Israelense aborda sobre o risco da internet das coisas

Em 31/08/18 16:12. Atualizada em 31/08/18 16:30.

Texto: Fábio Costa/ Rejane Faria

Fotos: Carlos Siqueira

No último dia 29/08/2018, como parte das atividades do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação, promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação, apoiado pela Coordenadoria de Assuntos Internacionais, o Prof. Ofer Hadar, Chefe do Departamento de Engenharia de Sistemas de Comunicação da Ben-Gurian University of the Negev, Israel, ministrou palestra intitulada “The Risk of IoT” (O risco da internet das coisas). O professor abordou os novos problemas de segurança cibernética que se tornarão cada vez mais comuns na Internet das Coisas, definindo “IoT” como uma variedade de pequenos dispositivos capazes de gerar uma grande quantidade de dados, citando o smart fone como um exemplo. Apresentou e discutiu uma série de exemplos de ameaças à segurança de dispositivos e aplicações de IoT, incluindo domínios como saúde, transportes e comunicação. Ofer Hadar também apresentou uma visão geral dos projetos de pesquisa atualmente em desenvolvimento nesta área em seu departamento, destacando que a cidade de Beer-Sheva, onde se localiza a Ben-Gurion University, é considerada hoje a capital da segurança cibernética, em Israel. A palestra, realizada no Anfiteatro do Instituto de Física, contou com a participação de um grande número de professores e estudantes de várias áreas da UFG, demonstrando o interesse da comunidade universitária neste importante tema.

Foto

Após o seminário, o Prof. Hadar reuniu-se com um grupo de professores do Instituto de Informática para discutir temas de interesse  de pesquisa comum e oportunidades de colaboração entre as duas instituições. A reunião contou com a participação da Profa. Rejane Faria Ribeiro Rotta, da Diretoria de Pesquisa da PRPI, e da Secretária de Relações Públicas da Embaixada de Israel, Denise Novello Martins. O tema de segurança cibernética foi novamente o centro das discussões, considerando suas repercussões nos diversos níveis de sistemas de computação e comunicação, desde protocolos de rede de computadores, sistemas distribuídos e middleware até aplicações em áreas como saúde pública e cidades inteligentes. Os professores do INF, juntamente com o Prof. Hadar, fizeram uma breve exposição das pesquisas desenvolvidas nestas áreas por seus respectivos grupos, o que permitiu identificar considerável potencial para colaboração científica entre as duas instituições. O grupo também discutiu possíveis oportunidades para o financiamento bilateral de projetos de pesquisa e intercâmbios científicos entre as duas instituições. A reunião concluiu com a proposta de elaboração de uma carta de intenções visando ao estabelecimento de um futuro convênio para colaborações científicas entre as duas universidades.

Reunião 29/08