IPE Lab - Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo

On 12/20/18 08:50 . Updated at 01/11/19 09:14 .

IPE lab será espaço aberto para construção de protótipos e desenvolvimento de produtos

IPELABBANNER

A UFG, em parceria com o SEBRAE, inaugurou, no dia 20 de dezembro, o IPE lab, no Parque Tecnológico Samambaia, em Goiânia. Trata-se da primeira unidade do Projeto IPE – Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo que conta, ainda, com o apoio da Funape (Fundação de Apoio à Pesquisa) e da Fapeg (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás).

Estudantes, inventores, empresários e qualquer pessoa interessada poderão aprender não apenas a desenhar e a manipular suas criações digitais, mas também a usar ferramentas de manufatura para construir e realizar os seus projetos. No IPE lab, um odontólogo poderá, por exemplo, imprimir um modelo de arcada dentária em 3D para planejar o tratamento de um paciente.

O espaço vai disponibilizar impressoras 3D, fresadoras CNC, tornos, máquina de corte a laser e outros equipamentos para design, modelação, prototipagem, teste, fabricação e documentação. Ainda serão oferecidos cursos, treinamentos e acompanhamento para transformar projetos empreendedores em realidade e também para aprimorá-los, agregando conhecimento e inovação a produtos, processos e serviços.

Inventividade e empreendedorismo – Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, o IPE lab criará um ambiente que fomentará a reunião de alunos de diferentes áreas do conhecimento para trocar ideias, formular propostas de criações conjuntas e chegar até a construção de um protótipo funcional. “Isso num único lugar é uma facilidade bastante significativa para a promoção do espírito empreendedor e da inventividade”, ressalta. A iniciativa, de acordo com o pró-reitor, pode proporcionar para o Estado de Goiás novos elementos de estímulo ao desenvolvimento. “Além de ser fonte de boas ideias, pode estimular a criação de novas empresas, especialmente as de base tecnológica, na medida em que os jovens e mesmo os não tão jovens assim terão a oportunidade de pensar sobre, elaborar, construir e testar dispositivos funcionais no ambiente do laboratório.”

A professora Helena Carasek, pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação e diretora de Transferência e Inovação Tecnológica da UFG, salienta o papel social do laboratório, já que ele oferecerá equipamentos e suporte para desenvolvimento de projetos a quem não conta com esses recursos. “No IPE lab, a pessoa entra com uma ideia e sai com um modelo, um protótipo. É um convite à criatividade, à inovação e à realização.”

De acordo com Luizmar Adriano Júnior, diretor adjunto do Parque Tecnológico Samambaia da UFG e coordenador do IPE lab, essa iniciativa visa difundir na sociedade a cultura empreendedorismo e da inovação tecnológica por meio da articulação entre o "movimento maker", o estímulo à transferência do conhecimento científico gerado na UFG e o apoio à geração de negócios e produtos inovadores. “Os usuários das unidades do IPE lab terão acesso a equipamentos sofisticados e a um ambiente criativo, inspirador, colaborativo e propício à modelagem e à prototipagem de produtos e processos”, destaca.

Alcance e diversificação – O Projeto IPE prevê a instalação de sete laboratórios abertos de prototipagem. A unidade 1 será a mais diversificada, voltada ao atendimento de profissionais, estudantes e empresas de várias áreas. A Unidade 2 do projeto será instalada na Faculdade de Arquitetura e Artes Visuais, para atender demandas relacionadas às áreas de arquitetura, design de interiores, design de moda, artes visuais, entre outras. O IPE-Unidade 3 será implantado na Escola de Agronomia para atuar no apoio a ideias e projetos relacionados ao agronegócio. Todas essas três unidades serão localizadas no Campus Samambaia da UFG, em Goiânia.

O IPE-Unidade 4 será instalado na quadra das engenharias, no Campus Colemar Natal e Silva da UFG, no Setor Universitário, em Goiânia, no entorno de várias unidades acadêmicas. Já as unidades 5, 6 e 7 serão implantadas, respectivamente, nas cidades de Goiás, Jataí e Catalão. Na cidade de Goiás, o laboratório será instalado junto ao curso de Arquitetura e Urbanismo da regional UFG. Em Jataí e Catalão, as instalações do Projeto IPE ficarão nos edifícios dos Centros de Empreendedorismo e Incubação, fortalecendo a disseminação da cultura empreendedora local.

Acesso e uso – Em breve, estarão disponíveis na internet instruções de acesso e uso do laboratório que acaba de ser inaugurado. A unidade 1 do IPE lab estará aberta ao público a partir do início das aulas.

Categories: Notícias