Foto da reunião entre equipes do MCTIC e do IPE lab UFG

MCTIC demonstra interesse em parceria com IPE lab

Em 27/06/19 16:39.

Equipe do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações visitou a UFG

Em visita à UFG, no dia 26 de junho, Gustavo Lima, assessor da área de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), afirmou que o órgão tem interesse em realizar parceria com a Universidade para projetos envolvendo o IPE lab. “Vamos pensar no melhor instrumento e nas melhores metodologias para essa parceria”, afirmou Gustavo.

Gustavo Lima destacou o fato de o projeto IPE lab ser pensado como uma rede e ponderou que esse formato permite resultados efetivos. O assessor do MCTIC também afirmou que o IPE lab tem pontos em comum com a nova política digital do governo federal. “É algo que temos a intenção de replicar para outros espaços.”

De acordo com a pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação e diretora de Transferência e Inovação Tecnológica da UFG, Helena Carasek, o IPE lab foi planejado para atender as demandas locais e será estruturado em rede, para atender diferentes áreas do conhecimento dentro da UFG e diferentes regiões do Estado de Goiás. “Foi justamente esse foco no atendimento às necessidades da comunidade que interessou ao MCTIC”, salientou.

O projeto IPE Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo compreende uma rede de nove laboratórios abertos a toda a comunidade para construção de protótipos e desenvolvimento de produtos, resultado da parceria entre UFG e o SEBRAE, com o apoio da Funape (Fundação de Apoio à Pesquisa) e da Fapeg (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás).

A equipe do MCTIC conheceu todo o Parque Tecnológico Samambaia da UFG e demonstrou interesse pela integração existente entre tecnologia, inovação, coworking, incubação de empresas, entre outras atividades. “O espaço é impressionante não só pela estrutura, mas pela metodologia interseccional que existe aqui dentro”, destacou Gustavo Lima.

Multiplicadores

A visita da equipe do MCTIC ocorreu durante a semana de treinamento de multiplicadores do IPE lab. No período de 24 a 28 de junho, a equipe de técnicos da empresa 3D Criar, que forneceu as impressoras 3D às unidades do IPE lab, realiza treinamentos internos, voltados aos multiplicadores da UFG, para as impressoras 3D Zmorph, Moonray e XYZ Printing da Vinci Pro.

Conforme explicou Luizmar Adriano, diretor do Parque Tecnológico da UFG e coordenador do projeto IPE lab, a estratégia é treinar os multiplicadores que serão responsáveis pelo funcionamento de cada unidade. Posteriormente, serão planejadas oficinas para os usuários.  “Assim, toda a comunidade interessada poderá aprender como operar os equipamentos para desenvolver seus projetos.”

Rede IPE lab

A rede IPE lab é composta de nove unidades.  A unidade 1, já inaugurada no Parque Tecnológico da UFG, é a mais diversificada, voltada ao atendimento de profissionais, estudantes e empresas de várias áreas. Outra unidade do projeto será instalada na Faculdade de Arquitetura e Artes Visuais, para atender demandas relacionadas às áreas de arquitetura, design de interiores, design de moda, artes visuais, entre outras. A Escola de Agronomia também contará com um IPE lab para atuar no apoio a ideias e projetos relacionados ao agronegócio. O pátio das Humanidades também deve contar com um IPE lab. Todas essas quatro unidades serão localizadas no Campus Samambaia da UFG, em Goiânia.

Uma quinta unidade será instalada na quadra das engenharias, no Campus Colemar Natal e Silva da UFG, no Setor Universitário, em Goiânia. Goiás, Jataí, Catalão e Aparecida de Goiânia também serão contempladas. Na cidade de Goiás, o laboratório será instalado junto ao curso de Arquitetura e Urbanismo da regional UFG. Em Jataí e Catalão, as instalações do Projeto IPE ficarão nos edifícios dos Centros de Empreendedorismo e Incubação. No Campus Aparecida de Goiânia, a unidade será implantada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UFG.

Categorias: notícias