Entrega do certificado para o CEI UFG

Solenidade ocorreu durante o Innovation Summit Brasil em Santa Catarina

Texto: Ednamar Dias

Entrega do certificado para o CEI UFG

O Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI/UFG) foi certificado pelo CERNE 2, um modelo nacional de gestão que reconhece boas práticas no relacionamento com empreendedores, na geração e prospecção de negócios. A solenidade ocorreu durante o Innovation Summit, evento realizado simultaneamente com a Conferência da Associação Nacional das Entidades de Apoio a Empreendimentos Inovadores – Anprotec 2019, em Florianópolis, Santa Catarina.

O Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) é uma certificação conferida pela Anprotec e  Sebrae, nos níveis 1 ao 4,  e visa a  melhoria dos resultados das incubadoras, com base nos empreendimentos, na ética, na sustentabilidade, no desenvolvimento humano e na gestão transparente.

“Quando criamos o CERNE, tínhamos o sonho de qualificar as incubadoras brasileiras. Hoje, vemos que a realidade é bem mais do que o sonho, vemos que o CERNE se consolidou como um modelo de referência em gestão de incubadoras, e tem contribuído com dezenas de empreendimentos de sucesso no país, explicou Sheila Oliveira Pires, superintendente executiva da Anprotec.

O processo envolveu a preparação da equipe, para conduzir o processo de implantação, e contou com o apoio de um consultor para o planejamento estratégico. As ações foram direcionadas para a gestão, priorizando três processos-chave: a ampliação da incubadora, a gestão estratégica e a ampliação dos limites.

CEI

O Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG é um programa vinculado à Diretoria de Transferência e Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG, que apoia a criação, o desenvolvimento e a consolidação de negócios, além de promover formação empreendedora, e estimular a pesquisa e a inovação.

Por meio dos programas de pré-incubação e incubação, o CEI oferece cursos, workshops, mentorias e assessorias em gestão, mercado e finanças, apoiando o desenvolvimento de ideias, produtos e a criação de empresas.

O CEI  acolhe  projetos e negócios nas áreas de educação, agronegócio, saúde, robótica, nanotecnologia, engenharia, moda e beleza. O acesso aos programas de pré-incubação  e incubação é possível através de processos seletivos realizados a cada semestre.

Formação Empreendedora

O UFG Empreende é um dos programas voltados à capacitação de acadêmicos e comunidade em geral que desejam iniciar a jornada empreendedora.Durante a formação, o aluno aprende conceitos básicos de empreendedorismo, identificação de oportunidades e validação de negócios.

O CEI promove também desafios e outras atividades colaborativas para alunos da UFG e de outras instituições de ensino superior de Goiás. Um das atividades é a OEU – Olimpíada Empreendedorismo Universitário, realizada anualmente. Além de premiar em dinheiro os vencedores, a Olimpíada estimula o espírito de equipe, divide  conhecimentos e desperta habilidades.

A unidade 1 do CEI está localizada na rua 235, no. 294 , Setor Universitário.A unidade 2 fica no Campus Samambaia, no Parque Tecnológico, ao lado do conjunto Itatiaia.

Os interessados também podem entrar em contato pelo e-mail: cei.ufgo@gmail.com ou acessar o portal www.cei.ufg.br

Categorias: notícias