Reitor anuncia conquistas recentes da UFG no encerramento do CONPEEX

Reitor anuncia conquistas recentes da UFG no encerramento do Conpeex

Em 23/10/19 17:08.

IPE lab UFG ganha destaque em ranking nacional e Projeto Ciência na educação básica é selecionado.

Durante o encerramento do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex), nessa terça, dia 22, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, anunciou a aprovação do projeto "Ciência na educação básica: ensino, pesquisa e inovação na solução de problemas no Estado de Goiás". A iniciativa contará com R$ 3,4 milhões.

Trata-se de uma ação em rede liderada pela UFG que envolve o Instituto Federal de Goiás, o Instituto Federal Goiano, a Universidade Estadual de Goiás, a Secretaria de Estado e secretarias municipais de Educação. O projeto foi selecionado pela Chamada Pública MEC-MCTIC Nº 01/2019 – Programa Ciência na Escola. O objetivo é levar às escolas públicas goianas ações de difusão científica por meio de um arranjo envolvendo professores e estudantes de graduação e pós-graduação.

O professor Edward também convidou José Peixoto, presidente da Federação Goiana de Empresas Juniores, para o anúncio de mais uma conquista da Universidade. Na terceira edição do Ranking das Universidades Empreendedoras, a UFG foi reconhecida no eixo de infraestrutura, com o melhor case do Brasil, o IPE lab. Ele foi reconhecido nacionalmente, como uma das melhores práticas empreendedoras e a melhor infraestrutura. “Parabéns à UFG!”, saudou José Peixoto.

Luizmar Adriano, diretor do Parque Tecnológico Samambaia, destacou que o IPE lab apoia o empreendedorismo e a inovação e que está à disposição da sociedade. Sua primeira unidade está instalada no Parque Tecnológico Samambaia, em Goiânia. “Estamos abertos a todos os usuários que queiram levar suas ideias, transformá-las em produtos inovadores, testá-los, validá-los e gerar negócios.”

A rede IPE lab - Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo compreende um conjunto de laboratórios abertos a toda a comunidade para construção de protótipos e desenvolvimento de produtos. A iniciativa é resultado da parceria entre a Universidade e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa da UFG (Funape) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

O IPE lab está oferecendo uma série de oficinas, além realizar o Open Day, um dia em que o laboratório fica aberto à visitação. O próximo será no dia 1º de novembro. Mais detalhes podem ser obtidos no site ipelab.ufg.br.

(Texto: equipe PRPI. Foto: Iuri Vaz Miranda)

Categorias: notícias Inovação