Gestores

Gestores da UFG ressaltam a dedicação da equipe do Conpeex

Em 23/10/19 17:08.

Sucesso da 2ª Mostra UFG de Inovação e do Seminário de Iniciação à Pesquisa também foram destacados.

O encerramento do 16 º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) e de seus eventos integrantes 2ª Mostra UFG de Inovação e Seminário de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação aconteceu nessa terça, dia 22, em um clima de celebração.

O reitor Edward Madureira Brasil agradeceu a todos estudantes e professores que participaram dos eventos do Conpeex e fez uma menção especial às equipes das pró-reitorias de Extensão e Cultura, de Pesquisa e Inovação e de Pós-Graduação. “Um agradecimento especial a vocês, que, num cenário de absoluta escassez e dificuldade, não se desestimularam.”

O professor Edward também lembrou que a 2ª Mostra UFG de Inovação só foi possível devido ao apoio do ex-deputado federal Daniel Vilela, que destinou uma emenda parlamentar no ano passado que viabilizou a Mostra e outros eventos. “É importante dar o crédito para as pessoas que nos ajudam. É assim que a gente vai construindo essa grande universidade: na parceria, no diálogo, no envolvimento.” Ele também citou a emenda destinada pelo deputado federal Rubens Otoni que possibilitou a reforma da Faculdade de Informação e Comunicação.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Lucilene Maria de Sousa, agradeceu o trabalho da professora Liana Jayme, que foi a coordenadora geral do evento, pelo seu empenho e dedicação, e de todas as equipes envolvidas. Ela destacou que foram seis dias de intensa programação que permitiu mostrar a produção de conhecimento tanto aos participantes da
UFG quanto àqueles que não têm vínculo com a Universidade.

“Parabenizo o sucesso da 2ª Mostra de Inovação que faz parte da programação do Conpeex. Fechamos com muita alegria este Congresso, já com a ideia de realinharmos o que for necessário, pois nosso empenho é fazer um evento que seja do interesse das unidades acadêmicas, em especial dos estudantes.” Lucilene afirmou que a PROEC quer ouvir as sugestões dos professores, técnicos administrativos e estudantes. “Já estamos energizadas para 2020!”

Edward Madureira Brasil também destacou o sucesso do novo modelo do Seminário de Iniciação à Pesquisa, com os pitchs. Segundo ele, evento foi elogiado pelos avaliadores. “A UFG é uma universidade que se reinventa a cada dia, a cada momento.”

A diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, Rejane Ribeiro-Rotta, ressaltou que os pitchs foram bastante elogiados pelos avaliadores como uma forma de estimular a habilidade de síntese de uma forma dinâmica. Ela também afirmou que percebeu o impacto das mudanças do Seminário pelo movimento no local. Neste ano, havia mais pessoas participando, conferindo as apresentações.

Rejane anunciou que os avaliadores ad hoc estão indicando trabalhos ao Prêmio UFG de Iniciação à Pesquisa. A lista dos indicados de Goiânia, Goiás e Aparecida de Goiânia está pronta. Faltam as indicações de Jataí e Catalão. A publicação de todos os indicados e dos critérios para a premiação será realizada no início de novembro no site prpi.ufg.br. Além dos pitchs, a diretora de Pesquisa disse que também foram elogiadas a integração das áreas no Seminário, a ampliação da participação do IC-Júnior (alunos do fundamental e do ensino médio) e a diversidade de temáticas com propostas inovadoras de educação e de respeito à sociedade.

Durante o encerramento da Mostra UFG de Inovação, foi lançado o Aplicativo TV UFG, pela diretora Vanessa Bandeira. O aplicativo já está disponível na versão Android e, em breve, para IOS. O objetivo é divulgar os conteúdos da TV UFG em diferentes telas e a programação. Será possível, inclusive, buscas por conteúdos, além da participação ao vivo.

Também compuseram a mesa diretiva da solenidade a vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Jesiel Freitas de Carvalho, o pró-reitor de Pós-Graduação, Laerte Guimarães Ferreira Júnior, o Ceo da Hub Conexy, Eduardo Bitu, e o presidente da Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis, Lázaro Eurípedes Xavier, entre outras autoridades.

(Texto: equipe PRPI. Foto: Iuri Vaz Miranda)

Categorias: Inovação notícias