BannerNotícia_Site PRPI_REDCap-UFG

UFG lança Plataforma REDCap com funcionalidades de impacto para pesquisas

Em 16/11/20 17:11. Atualizada em 03/02/23 12:07.

A ferramenta vai possibilitar a coleta, o gerenciamento e a disseminação de dados e vai facilitar parcerias

Um software que permite o uso intuitivo e colaborativo de dados de pesquisa, com backup centralizado e validação de informações em tempo real. Essas e outras funcionalidades estarão disponíveis para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento da UFG por meio da Plataforma REDCap.

REDCap é a sigla para Research Eletronic Data Capture, plataforma para coleta, gerenciamento e disseminação de dados de pesquisas. Ela foi criada em 2004 por pesquisadores da Vanderbilt University (Tennessee, EUA) e hoje é compartilhada mundialmente, sem custos, para instituições sem fins lucrativos, que possuam as condições técnicas de sediá-la.

A plataforma tem apoio técnico-científico do REDCap Consortium, constituído por mais de 4.500 instituições em mais de 139 países nos seis continentes, com aproximadamente 1,5 milhão de usuários. Cada usuário tem total independência na manutenção e suporte dos seus dados, criando sua própria gestão da Plataforma.

Ela foi introduzida no Brasil em 2011 pela Universidade de São Paulo (USP) e hoje o Consórcio REDCap Brasil é a entidade responsável no país pela representação oficial da ferramenta, junto a mais de 100 instituições. Na UFG, ela está vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), com apoio técnico do Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho (LaMCAD).

No dia 25 de novembro, das 9 às 17h, será realizado o Workshop de lançamento da plataforma REDCap-UFG: Gestão de dados em pesquisa, no Youtube UFG Oficial.

Impactos para a pesquisa

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, destaca que a Plataforma REDCap é um instrumento reconhecido pela comunidade científica internacional, que permitirá reunir e gerenciar dados de pesquisa, bem como ampliará a possibilidade de acesso a esses dados por outros pesquisadores. “Instrumentos de trabalho mais eficazes, que contribuam para o bom desenvolvimento das atividades de pesquisa, têm sempre impacto relevante para estas atividades, o que é o caso da REDCap-UFG.”

Segundo a diretora de Pesquisa da PRPI, Rejane Faria Ribeiro-Rotta o ingresso da UFG no Consortium REDCap a inclui em uma comunidade que atua na incorporação de soluções tecnológicas para facilitar a geração e a gestão de informações de pesquisa universalmente acessíveis e relevantes. “Teremos uma ferramenta baseada na web, que suporta captura e gerenciamento de dados de forma segura e padronizada, viabilizando que o pesquisador tenha o controle dos seus dados”, salienta.

Rejane Ribeiro-Rotta afirma que a plataforma substitui o obsoleto e pouco confiável processo de coleta de dados utilizando formulários e anotações em papel, o que impacta na qualidade das pesquisas. A possibilidade de parcerias intra e interinstitucionais, nacionais e internacionais, com compartilhamento de dados é outro ponto ressaltado pela diretora. “A REDCap impulsiona a pesquisa sustentável, com a reutilização de dados seguros e reprodutíveis, dentro das boas práticas em pesquisa e a produção mais célere do novo conhecimento."

A UFG tornou-se membro do consórcio em agosto de 2019. Desde então, o projeto de implantação da plataforma envolveu a inclusão de projetos pilotos que permitiram dar embasamento para as regras de gestão. É o caso de projeto coordenado pela professora Marília Turchi, do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP-UFG). No vídeo a seguir, ela fala sobre sua avaliação da REDCap-UFG.

Funcionalidades

A REDCap-UFG é uma plataforma digital de uso amigável, que pode ser acessada a partir de um computador, tablet ou smartphone, permitindo a coleta de dados nos modos online e offline. “Ela possui ferramentas que permitem o gerenciamento dinâmico de dados, em tempo real, reduzindo drasticamente os principais problemas de qualidade”, destaca a diretora de Pesquisa. A plataforma permite a importação e exportação, a construção de relatórios reprodutíveis e a transferência de dados para os principais softwares de análises estatísticas, garantindo o máximo de precisão, segurança e rapidez na obtenção das informações confiáveis. Possui muitos recursos avançados como lógica de ramificação, upload de arquivo e campos calculados.

Como utilizar a REDCap-UFG

A partir do dia 26 de novembro de 2020,  pesquisadores interessados em utilizar a plataforma poderão solicitar os seus cadastros acessando a página prpi.ufg.br > pesquisa > Plataforma REDCap-UFG > Como usar. Dentre os principais critérios para utilização do REDCap-UFG, destacam-se:

• apenas o coordenador de pesquisa cadastrada no SIGAA-UFG poderá desenvolver projetos na Plataforma REDCap-UFG;
  • é obrigatória a realização de treinamento básico, autoinstrucional, a ser disponibilizado via Moodle Pesquisa / CIAR-UFG.

Saiba mais

Acesse a programação completa do Workshop de lançamento da REDCap-UFG neste link. Para obter mais informações sobre a Plataforma, clique aqui.

Categorias: notícias