.

UFG na "Nature Communications"

Em 22/07/15 14:22.

Artigo da Profa. Eliana Martins da FF-UFG publicado na "Nature Communications"

Em um novo artigo publicado esta semana na "Nature Communications” (doi:10.1038/ncomms8765), pesquisa desenvolvida no Massachusetts Institute of Technology (MIT) com a participação da Profa. Dra. Eliana Martins Lima, da Faculdade de Farmácia-UFG, demonstrou um novo método para utilizar nanopartículas e luz ultravioleta para rapidamente extrair e isolar diversas moléculas contaminantes do solo e da água. O artigo apareceu hoje como "today's spotlight" na webpage do MIT.

O polímero, inicialmente planejado para a preparação de nanopartículas para o transporte de fármacos a tecidos tumorais, resultava em partículas que sofriam agregação após exposição à radiação UV. O que, a princípio, mostrou-se inadequado para os objetivos iniciais em nanoterapêutica, abriu perspectivas para a investigação das propriedades destas partículas em adsorver e remover hormônios e outros contaminantes tóxicos do ambiente. Os autores do trabalho incluem Ferninand Brandl e Nicolas Bertrand, que juntamente com a Profa. Eliana Lima, trabalharam no laboratório do Prof. Robert Langer, no Koch Institute for Integrative Cancer Research, MIT.

O trabalho demonstra o amplo potencial de aplicar as técnicas de nanofabricação aplicadas em drug-delivery para emprego na remediação ambiental. A partir desta perspectiva, a adsorção de substânicas de baixo peso molecular na superfície das nanopartículas pode ser empregada para as mais diversas aplicações.