Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f

História

Updated at 11/19/14 09:37 .



HISTÓRIA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NA UFG

 

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica do CNPq foi implantado na UFG em 1990 e as primeiras bolsas tiveram a vigência de agosto de 1990 a julho de 1991, e o programa vem crescendo e ampliando suas modalidades desde então. Na fase inicial de implantação do programa na UFG, o CNPq contemplou também outras universidades da região central do país (PUC Goiás, UFMS e UFU).




IC Tempo
Fig.1. Número de alunos envolvidos na Iniciação Cientifica (PIBIC-CNPq, PIBIC-UFG, PIBIC-AF e PIVIC), na Iniciação cientifica para alunos do ensino médio (PIBIC-EN) e na Iniciação Tecnológica (PIBITI e PIVITI), ao longo do tempo.

 

No primeiro ano, a cota da UFG foi de 40 bolsas e, no ano seguinte, em 1991, com o bom andamento do Programa, passou para 91 bolsas. A implantação do PIBIC foi um dos fatores decisivos para a consolidação do ambiente de pesquisa na Instituição, que na época contava com pouco mais de cem doutores em seu quadro funcional.

No ano 2002 o PIBIC/UFG foi desvinculado do grupo Centro-Oeste e, na vigência 2002/2003, o CNPq contemplou a UFG com uma cota de 147 bolsas. Neste mesmo ano foi criado o Programa Voluntário de Iniciação Científica/PIVIC, que contou inicialmente com a participação de 12 alunos. A partir de 2009 o Programa de Iniciação Científica incorporou mais uma modalidade de bolsa, o PIBIC-Af. As bolsas desta modalidade são direcionadas exclusivamente a estudantes que ingressaram na UFG por meio do Programa “UFGInclui”.

Em 2010, a UFG foi contemplada com a conta institucional do CNPq para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e, no mesmo ano, instituiu o Programa Voluntário de Iniciação Tecnológica/PIVITI.

Ainda em 2010 a UFG foi recebeu do CNPq uma cota de 100 bolsas destinadas ao Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), que objetiva despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre os estudantes do ensino fundamental, médio e profissional da Rede Pública, por meio de atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisadores da UFG.

Atualmente o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da UFG conta com a participação efetiva da comunidade universitária, no desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica em suas diversas modalidades – PIBIC, PIBIC-AF, PIVIC, PIBITI, PIVITI e PIBIC-EM. A administração está sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação que, para a avaliação das atividades de pesquisa, conta com a colaboração do Comitê Institucional do PIBIC, composto por 60 pesquisadores vinculados aos diversos cursos da UFG. As atividades de pesquisa tecnológica são respaldadas pelo Comitê Institucional do PIBITI, também composto por  pesquisadores da UFG.

List all Back