Comissão Interna de Biossegurança da UFG

A Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) da Universidade Federal de Goiás para Organismos Geneticamente Modificados (OGM), foi instituída pela  Portaria nº 3266, de 03 de novembro de 2020. A CIBio é uma instância colegiada de caráter consultivo e educativo. Tem por finalidade contribuir para a redução dos riscos de agravos à saúde dos profissionais da Universidade Federal de Goiás e evitar a propagação de agentes químicos, físicos e biológicos no meio ambiente.

A CIBio tem como objetivo elaborar e divulgar normas e tomar decisões sobre assuntos específicos no âmbito da Instituição em procedimentos de segurança, sempre em consonância com as normas da Comissão Técnica de Biossegurança (CTNBio), bem como assegurar que suas recomendações e as da CTNBio sejam observadas, proteger o profissional que desempenha qualquer função dentro da IES, proteger a comunidade direta e indiretamente ligada aos Campi da UFG, protegendo assim  o meio ambiente como um todo.

 

CTNBio e CQB

A CTNBio é uma instância colegiada multidisciplinar, criada  pela lei nº 11.105, de 24 de março de 2005, cuja finalidade é prestar apoio técnico consultivo e assessoramento ao Governo Federal na formulação, atualização e implementação da Política Nacional de Biossegurança relativa a Organismos Geneticamente Modificados (OGM), bem como no estabelecimento de normas técnicas de segurança e pareceres técnicos referentes à proteção da saúde humana, dos organismos vivos e do meio ambiente, para atividades que envolvam a construção, experimentação, cultivo, manipulação, transporte, comercialização, consumo, armazenamento, liberação e descarte de OGM e derivados. (In: http://ctnbio.mctic.gov.br/a-ctnbio)

O Certificado de Qualidade em Biossegurança - CQB constitui-se no credenciamento que a CTNBio concede às instituições para desenvolver projetos e atividades com  OGM e seus derivados (http://ctnbio.mctic.gov.br/servicos-da-ctnbio).

A atuação da CIBio, assim como da CTNBio, se dá em conformidade com a  Lei de Biossegurança que estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização sobre a construção, o cultivo, a produção, a manipulação, o transporte, a transferência, a importação, a exportação, o armazenamento, a pesquisa, a comercialização, o consumo, a liberação no meio ambiente e o descarte de  OGM.

 

Membros da CIBio da UFG e contatos:

Profa. Dra. CELIA MARIA DE ALMEIDA SOARES - Presidente (celia@ufg.br)

Profa. Dra. MARISTELA PEREIRA (mani@ufg.br)

Prof. Dr. ANDRE KIPNIS (akipnis@ufg.br)

Profa. Dra. JULIANA ALVES PARENTE ROCHA (juparente@ufg.br)

Prof. Dr. ALEXANDRE SIQUEIRA GUEDES COELHO (alexandre_coelho@ufg.br)

Prof. Dr. JOSIAS CORRÊA DE FARIA (josias.faria@embraba.br)