Workshop de lançamento da plataforma REDCap-UFG: Gestão de dados em pesquisa

Workshop de Lançamento da REDCap-UFG acontece nesta quarta-feira

Em 24/11/20 11:42. Atualizada em 24/11/20 15:27.

Plataforma de gestão de dados será lançada com a presença de reitor e de convidado internacional

O Workshop de lançamento da plataforma REDCap-UFG: Gestão de dados em pesquisa acontece nesta quarta-feira, 25/11, das 9 às 17 horas, no YouTube UFG Oficial.

REDCap é a sigla para Research Eletronic Data Capture, plataforma para coleta, gerenciamento e disseminação de dados de pesquisas criada em 2004 por pesquisadores da Vanderbilt University (Tennessee, EUA) e hoje compartilhada mundialmente, sem custos, para instituições sem fins lucrativos, que possuam as condições técnicas de sediá-la.

Na UFG, ela está vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), com apoio técnico do Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho (LaMCAD).

Atividades da manhã

A abertura oficial do evento será realizada às 9 horas pelo pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, e pelo reitor Edward Madureira Brasil.

Em seguida, acontece a mesa-redonda “Gestão de Dados em Pesquisa”, moderada pela diretora de Pesquisa da PRPI, Rejane Faria Ribeiro-Rotta. Pascal Aventurier, chefe do Departamento de Informação Científica do Research Institute Pour Le Développement (IRD), na França, será o primeiro painelista.

A mesa também contará com a apresentação de Maria de Fátima Moreira Martins Corrêa, membro da Coordenação de Informação e Comunicação da Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Programação da tarde

Às 14 horas, está previsto o painel “A Plataforma REDCap”, com a pesquisadora do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (Incor-USP) e diretora científica do Consórcio REDCap-Brasil, Kátia Regina Silva. A moderação será da professora da Faculdade de Enfermagem da UFG e membro do Comitê Gestor REDCap-UFG, Valéria Pagotto.

Às 15h30, está prevista a apresentação da iniciativa da Plataforma REDCap-UFG pelo pró-reitor Jesiel Carvalho e das normas de utilização pela diretora Rejane Ribeiro-Rotta. Em seguida, Ana Laura de Sene Amâncio Zara, professora substituta do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), pós-doutoranda da Faculdade de Odontologia da UFG e membro do Comitê Gestor REDcap-UFG, fará a apresentação “Projetos-piloto: REDCap em prática na UFG”.

Haverá emissão de certificado a quem participar dos dois períodos do evento. O link para formulário será disponibilizado durante o evento, pelo chat do Youtube. Assista ao workshop neste link – playlist com as sessões da manhã e da tarde

Categorias: notícias