Fique por dentro do Sistema de Fluxo Interno de Produtos Químicos Controlados (SisPQui)
O QUE É O SISTEMA DE FLUXO INTERNO DE PRODUTOS QUÍMICOS CONTROLADOS? |
A Portaria 240/2019 do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) define os produtos químicos sujeitos a controle pela Polícia Federal e estabelece os procedimentos para controle e fiscalização destes. Na UFG, a gestão e o controle da aquisição, estoque e movimentação de produtos químicos controlados é realizado por meio do Sistema de Fluxo Interno de Produtos Químicos Controlados (SisPQui).
COMO FUNCIONA O SISTEMA DE FLUXO INTERNO DE PRODUTOS QUÍMICOS CONTROLADOS? |
O sistema automatiza as movimentações dos produtos químicos controlados pela Polícia Federal na UFG. Resumidamente, o fluxo do produto tem início com a sua entrada, que é administrada pela Diretoria de Logística (DLOG) da Pró-Reitoria de Administração e Finanças (PROAD). Os produtos podem ser adquiridos diretamente pela UFG ou recebidos em forma de doação nos casos de aquisições realizadas por fundações, em especial a Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE).
Após a entrada no sistema, o produto é entregue à unidade destinatária. O gestor da unidade, ou alguém por ele indicado, precisa assinar um termo de responsabilidade comprovando o recebimento deste. Em seguida, o gestor da unidade faz a distribuição ao responsável pelo produto que também assina, via sistema, um termo de responsabilidade. Em seguida, o produto passa a compor o estoque da unidade.
As saídas (utilização, perda, doação e evaporação, entre outros) deverão ser informadas mensalmente pelo responsável pelo produto, sob a tutela do gestor da unidade. Toda esta movimentação registrada comporá relatórios com os mais diversos filtros, entre estes, os mapas mensais com todas as exigências da Polícia Federal, que poderão ser enviados diretamente ao SIPROQUIM 2, automatizando também o lançamento destas informações junto à PF.