Plataforma REDCap

Banner_Interno_REDCap_Nova Página

O QUE É?

REDCap é a sigla em inglês para RESEARCH ELECTRONIC DATA CAPTURE, uma plataforma digital de uso amigável para coleta, gerenciamento e disseminação de dados de pesquisas. Ela pode ser acessada por meio de um computador, tablet ou smartphone e funciona tanto de modo online quanto off-line.

A plataforma foi criada em 2004 por pesquisadores da Vanderbilt University (Tennessee, EUA), é financiada pelo National Institute of Health (NIH) e tem apoio técnico-científico do REDCap Consortium, constituído por mais de 3.900 instituições (membros ativos) em mais de 135 países nos 6 continentes.

No Brasil, foi introduzida em 2011 e hoje o Consórcio REDCap Brasil é a entidade responsável pela representação oficial da ferramenta junto a mais de 180 instituições nacionais de pesquisa, dentre estas a  UFG.

Na Universidade, a plataforma está vinculada à PRPI, conta com o suporte do Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho (LaMCAD) e é gerida por um Comitê Gestor formado por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e presidido pela Diretoria de Pesquisa da PRPI.

A lista com os membros do Comitê pode ser acessada pelo link que segue abaixo:

Botão_Site PRPI_Página REDCap_ComitÊ Gestor

QUAIS VANTAGENS A PLATAFORMA APRESENTA?

A REDCap pode ser utilizada para coletar praticamente qualquer tipo de dados (incluindo ambientes compatíveis com 21 CFR Parte 11, FISMA e HIPAA), oferecendo especial suporte à captura de dados online ou off-line para estudos e operações de pesquisa.

Além de substituir o obsoleto e pouco confiável processo de coleta de dados com uso de formulários de papel, a plataforma possui ferramentas que permitem: o gerenciamento dinâmico de dados; o compartilhamento de informações de pesquisa com colaboradores de diferentes departamentos acadêmicos ou instituições; a autenticação e segurança baseada em funções; a validação dos dados em tempo real e checagem de integridade; a armazenagem e compartilhamento dos protocolos e backup centrais de dados; a exportação e importação de dados em formatos compatíveis com programas de análise conhecidos; e a capacidade de acomodar múltiplos projetos; dentre outras vantagens.

QUAIS AS CONDIÇÕES PARA UTILIZAR A REDCap-UFG?

Somente o(a) coordenador(a) de pesquisa cadastrada no SIGAA poderá criar projetos na Plataforma REDCap-UFG, sendo ele o responsável pela solicitação de cadastro de todos(as) os(as) demais participantes do projeto que não podem solicitar os seus cadastramentos diretamente à administração REDCap-UFG. No momento do cadastro na plataforma, o(a) coordenador(a) de pesquisa deve participar de uma capacitação introdutória obrigatória e realizar a leitura das normas de uso da ferramenta.

A UFG, contudo, não oferece suporte técnico continuado para esclarecimento de dúvidas durante o desenvolvimento dos trabalhos. As dúvidas podem ser sanadas por meio do Fórum de Dúvidas do Consórcio REDCap-Brasil, que pode ser acessado após o(a) usuário(a) ter seu cadastro aprovado pela UFG, ou pelas as videoaulas disponibilizadas pela Universidade de Vanderbilt (EUA) e que podem ser acessadas pelo link que segue abaixo:

Botão_Site PRPI_Página REDCap_Videoaulas

COMO UTILIZAR A REDCap-UFG?

Para a utilizar a Plataforma REDCap-UFG, é preciso seguir as seguintes etapas:

1. Preencher o cadastro para realização da capacitação introdutória obrigatória para uso da Plataforma REDCap-UFG via Moodle IPE/CIAR-UFG. Acesso ao formulário pelo link que segue abaixo:

Botão_Site PRPI_Página REDCap_Formulário
  2. Preencher o cadastro de usuário REDCap-UFG e concordar com o Termo de Compromisso para o uso da Plataforma, anexando o certificado da capacitação introdutória. Acesso ao formulário pelo link que segue abaixo:

Botão_Site PRPI_Página REDCap_Formulário
  3. Aguardar a aprovação pela administração REDCap-UFG que será enviada por e-mail.

4. Após a aprovação, a conta de usuário do(a) coordenador(a) de pesquisa estará efetivada na REDCap-UFG, que poderá solicitar o cadastramento dos(as) demais pesquisadores(as), gerentes e coletadores(as) de dados, por meio do formulário cujo link de acesso segue abaixo, e começar a desenvolver o seu projeto na plataforma.

Botão_Site PRPI_Página REDCap_Formulário
  5. Após o(a) coordenador(a) finalizar o desenvolvimento do seu projeto na REDCap-UFG, ele(la) deverá iniciar a digitação/coleta dos dados. Para isso, é obrigatório que o projeto seja movido para a produção, o que requer os seguintes passos:

a .Testar todos os formulários e funcionalidades do projeto;
    b. Preencher "Termo de Responsabilidade - Mover Projeto para Produção" para que o projeto seja movido para produção e a coleta de dados seja iniciada de forma segura. Acesso ao formulário pelo link que segue abaixo:

Botão_Site PRPI_Página REDCap_Formulário
  6. Podem ser desenvolvidos estudos com a participação de pesquisadores(as) de outros centros de pesquisa e instituições. Para isso, é preciso solicitar a criação de contas de acesso para os(as) colaboradores(as) de centros coparticipantes por meio do "Termo de Compromisso para a Utilização do REDCap-UFG em Estudos Multicêntricos". Acesso ao formulário pelo link que segue abaixo:

Botão_Site PRPI_Página REDCap_Formulário
  7. A plataforma pode ser utilizada no modo off-line e, para que essa função seja liberada, é preciso realizar uma solicitação para cada projeto individualmente, por meio do preenchimento de formulário específico que segue abaixo:

Botão_Site PRPI_Página REDCap_Formulário
    Acesse abaixo os diagramas com os fluxos para acesso à Plataforma REDCap-UFG:

Botão_Site PRPI_Página SPITT_Acesse aqui