Dúvidas Frequentes sobre o Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho - LaMCAD

COMO FAÇO PARA UTILIZAR UM SOFTWARE?


Os softwares e bibliotecas principais do cluster HPC estão descritos no guia do usuário, enviado juntamente com as credenciais de acesso ao ambiente na criação da conta. Estas informações também podem ser encontradas na página do LaMCAD.

Para utilizar um software ou biblioteca do ambiente HPCb é necessário executar no bash aberto ou incluir no batch script o seguinte comando: module load <nome do pacote>.

Para verificar os softwares e bibliotecas disponíveis no sistema, bem como o seu nome exato, pode-se executar o seguinte comando: module avail.

O SOFTWARE QUE EU PRECISO NÃO SE ENCONTRA NO AMBIENTE HPC, COMO POSSO INSTALÁ-LO OU SOLICITÁ-LO?


O usuário pode entrar em contato via Fale Conosco com a equipe técnica e administrativa para solicitar a instalação de novos softwares. A equipe irá analisar caso a caso a possibilidade de fornecer a aplicação solicitada. Os softwares devem ser compatíveis com o ambiente HPC e caso sejam softwares de terceiros, a licença deverá ser fornecida pelo solicitante.

Em alguns casos, o software poderá ser instalado no próprio /home/<user> do usuário. Neste caso, as orientações serão passadas e um tutorial com o passo a passo será fornecido para o usuário.

MINHA SENHA DE ACESSO AO CLUSTER HPC EXPIROU, COMO FAÇO PARA OBTER UMA NOVA SENHA?


Quando a senha expira, o próprio sistema solicita a redefinição de nova senha. Contudo, o usuário pode repetir na redefinição sempre a mesma senha de costume. Abaixo estão as mensagens que irão surgir para o usuário:

  • Password:
  • Password expired. Change your password now.
  • Current Password:
  • New password:
  • Retype new password:

É preciso, por exemplo, preencher todos os campos acima com a mesma senha para o procedimento funcionar.

Caso, após redefinir a senha, o usuário não consiga acessar o cluster HPC por mensagem de senha incorreta, será preciso entrar em contato com a equipe técnica e administrativa para resetar a senha.

GOSTARIA DE SOLICITAR UMA CONTA PARA UM COLABORADOR, É POSSÍVEL?


Sim, é possível solicitar contas associadas ao projeto do coordenador de projeto. Basta, para isto, entrar em contato via Fale Conosco com a equipe técnica e administrativa e informar o nome completo, sugestão de nome de usuário, departamento e unidade acadêmica do colaborador. Informamos também que o colaborador pode ser de qualquer instituição e caso não esteja vinculado a nenhuma instituição, então, o pedido será avaliado pelo comitê executivo do LaMCAD.

MEU JOB NÃO ESTÁ ENTRANDO NA FILA E/OU AO ENTRAR RETORNA ERRO. O QUE FAZER?


Nestes casos, o usuário deve verificar se o nome da fila e dos módulos estão com os nomes corretos. Para isto, o usuário deve analisar o que foi escrito no arquivo de saída do SLURM, por default, chamado slurm-<job ID>.out. Caso o usuário não consiga identificar os erros, uma solicitação poderá ser aberta junto ao Fale Conosco para que possamos ajudá-lo.

ESTOU TENTANDO UTILIZAR O MATLAB, MAS NÃO CONSIGO ENCONTRAR NO AMBIENTE HPC?


A licença do Matlab, nos ofertada pela MathWorks, teve caráter provisório por conta da pandemia do Covid-19 e não será renovada até que a Universidade a adquira. Caso haja tal aquisição, informaremos toda a comunidade acadêmica através do nosso site.

NÃO ESTOU CONSEGUINDO ACESSAR O CLUSTER HPC OU O CLOUD?


Neste caso, é possível que algum problema inesperado tenha ocorrido com os ambientes. A equipe irá informar toda a comunidade do laboratório de forma transparente sobre qualquer parada dos serviços, seja programada ou de forma inesperada, bem como irá informar a todos assim que os sistemas forem restabelecidos.

Ao se deparar com qualquer problema de acesso, a situação deverá ser informada para ciência de toda a equipe do LaMCAD.

COMO FUNCIONA O FIREWALL DO AMBIENTE CLOUD?


Inicialmente, a máquina virtual (VM) é oferecida apenas com a porta SSH 42112 liberada.

Caso o pesquisador necessite de mais portas liberadas, isto deverá ser informado no ato de solicitação da VM ou posteriormente através do Fale Conosco. Desde que informado, o administrador da VM poderá utilizar um firewall próprio interno na VM e solicitar que a equipe do LaMCAD desative o firewall do ambiente de virtualização.

POSSO SOLICITAR A ABERTURA DE PORTAS POSTERIORMENTE?


Sim, é possível solicitar a abertura de portas para a máquina virtual, desde que esta porta não cause um problema de segurança. A equipe irá analisar a solicitação e caso a porta não possa ser liberada, a equipe irá informar o administrador e dar as devidas explicações.

POSSO SOLICITAR MAIS RECURSOS PARA A MÁQUINA VIRTUAL?

As máquinas virtuais (VM) destinadas para a pesquisa possuem uma configuração padrão, contudo, caso o coordenador necessite de mais recursos, é possível solicitar na submissão do projeto ou posteriormente, com uma justificativa para os recursos extras. A justificativa será analisada pelo comitê executivo do LaMCAD, que dará um parecer favorável ou não à solicitação.

O LaMCAD É RESPONSÁVEL PELAS MÁQUINAS VIRTUAIS?


O LaMCAD é responsável por manter as máquinas virtuais (VM) em operação, mas sua administração é de total responsabilidade dos coordenadores de projetos. O LaMCAD não se responsabiliza pelos problemas internos da VM e nem por eventuais perdas de dados e informações. A equipe do LaMCAD nunca acessa uma VM internamente, a menos que haja autorização prévia pelo administrador.