BannerNotícia_DiálogosVirtual_Palestra_09_08_22.png

: Canal Youtube UFG Oficial

: 09 de Agosto 2022 às 18:00

Evento Realizado!

Assista a palestra na íntegra aqui.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG, no âmbito do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação, convida a todos para o evento “Da iniciação científica à lista da Forbes: a trajetória de uma grande cientista brasileira.”

PALESTRANTE:

Jaqueline Goes de Jesus - Biomédica (Instituto de Medicina Tropical de São Paulo - IMT/USP)

Graduada em Biomedicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), mestre em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI) pelo Instituto de Pesquisas Gonçalo Moniz - Fundação Oswaldo Cruz (IGM-FIOCRUZ) e Doutora em Patologia Humana pela Universidade Federal da Bahia em ampla associação com o IGM-FIOCRUZ. É professora adjunta do curso de Biomedicina e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas e Inovação da EBMSP. Coordena a Rede SEQv Br, iniciativa de estudo colaborativo de vigilância genômica no Brasil, desenvolvendo pesquisas na área de arboviroses e outros patógenos emergentes. É guia da Equipe Halo, projeto da Iniciativa Verificado da ONU de divulgação científica e combate à desinformação sobre a COVID-19 em redes sociais. Também é uma das Vaccines Luminaries dentro da Campanha G7- Global Vaccine Confidence e contribui para a iniciativa Vaccines & US do Museu Smithsonian. Participou do projeto ZIBRA (https://www.zibraproject.org/) de vigilância genômica de arbovírus no Brasil, desenvolvido na FIOCRUZ-BA, como iniciativa em parceria com a USP, a Universidade de Oxford, Universidade de Birmingham e a Universidade de Edinburgh. Atuou em pesquisas como bolsista FAPESP, em nível de pós-doutorado, no Imperial College London (ICL) e no Instituto de Medicina Tropical de São Paulo - Universidade de São Paulo (IMT-USP), no âmbito do CADDE - Brazil-UK Centre for Arbovirus Discovery, Diagnosis, Genomics and Epidemiology (http://caddecentre.org).

MEDIAÇÃO:

Profª Fabíola Fiaccadori, Biomédica pela Universidade Federal de Goiás (1999), mestre e doutora em Medicina Tropical (UFG) e Professora associada no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública UFG. Docente e orientadora pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Parasito Hospedeiro, com linhas de pesquisa em epidemiologia das infecções virais e caracterização molecular viral, com ênfase em vírus respiratórios e arboviroses. Atualmente está como Diretora de Pesquisa na PRPI/UFG.

EMENTA:

A Drª Jaqueline Goes de Jesus, cientista que integrou a equipe que realizou sequenciamento genético do novo coronavírus dos primeiros casos da COVID-19, divide a sua trajetória de mulher, negra e brasileira na luta pelo reconhecimento da importância da pesquisa científica nas academias e o importante papel representativo que adquiriu para os futuros e futuras cientistas brasileiros(as). Foi vencedora como melhor Tese de Doutorado dos Prêmios Gonçalo Moniz (Fiocruz 2019), Prêmio CAPES de Tese Medicina II (regional, 2019) e Prêmio CAPES de Tese Medicina II (nacional, 2020). Integrou a equipe que realizou sequenciamento genético do novo coronavírus dos primeiros casos da COVID-19 na América Latina e é considerada um expoente na área das Ciências da Saúde.

Foi honrada como uma Barbie Role Model pela Mattel, na categoria Cientistas Heroínas, tendo uma boneca criada à sua semelhança, como símbolo de representatividade para crianças, sobretudo as negras. Além de diversos prêmios no âmbito nacional, foi nomeada uma das 20 mulheres de sucesso de 2022 no Brasil pela revista Forbes.

Data: Terça-feira, 09 de Agosto de 2022

Horário: às 18h00

Local: Youtube UFG Oficial

Inscrições:

- Gratuitas e abertas a todas as pessoas.

- Preencha o Formulário de Inscrição, clicando aqui. A inscrição prévia é obrigatória para obtenção do certificado.

- As inscrições serão encerradas 15 minutos após o horário marcado para início do evento.

- Os certificados serão emitidos para aqueles que confirmarem presença mediante preenchimento de formulário simplificado que será disponibilizado durante a palestra.

- Entrega de certificado de participação (por e-mail em até 15 dias úteis).

Post_DiálogosVirtual_Palestra_09_08_22 (1).png