Comitê de Integridade Acadêmica (CIA)

Banner_Interno_CIA_1200x600px

QUEM SOMOS

O Comitê de Integridade Acadêmica (CIA) da Universidade Federal de Goiás é um colegiado interdisciplinar consultivo, deliberativo e educativo, de caráter permanente, vinculado administrativamente à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI). Foi formado em julho de 2015, tendo representação de todas as áreas do conhecimento, das pró-reitorias e dos comitês de ética da UFG. Sua vinculação, composição e competências estão definidas pela Resolução Consuni nº 10/2018.

OBJETIVOS

O CIA tem por objetivo assessorar o Gabinete da Reitoria, as pró-reitorias e as demais instâncias administrativas da UFG no que tange a questionamentos quanto à boa conduta nas atividades acadêmicas. Também tem o papel de promover e estimular ações de conscientização quanto à integridade acadêmica, em todas as esferas da Universidade.

ATIVIDADES

Exerce atividades de divulgação e de educação sobre o tema de integridade acadêmica, inclusive, ministrando anualmente uma disciplina intitulada “Integridade Acadêmica” na UFG Doutoral e participando com palestras e seminários em diversas atividades da Universidade, em todos os níveis.

Quando solicitado, o CIA emite pareceres sobre questões de integridade acadêmica, que possam instruir e fundamentar as análises dos casos realizadas pelas instâncias administrativas.

O Comitê tem ainda competência para coletar dados, produzir estatísticas e ações de conscientização, prevenção e educação sobre más condutas acadêmicas, abertas a toda a comunidade, buscando a prevenção das más condutas acadêmicas por meio da educação e da informação.

O CIA esclarece que, se houver denúncias relacionadas à integridade acadêmica, estas devem ser encaminhadas via Ouvidoria da UFG - veja contatos abaixo.

Botão_CIA_Como Solicitar Orientações Botão_CIA_Como Formalizar Denúncias

CALENDÁRIO DE REUNIÕES

Data Horário

12/04/2024

10/05/2024

14/06/2024 14h às 15h30

GUIA DE INTEGRIDADE ACADÊMICA DA UFG

Tendo em vista as metas institucionais da UFG e a importância do tema da integridade acadêmica para a universidade, foi desenvolvido por um conjunto de professores e profissionais acadêmicos um Guia de Integridade Acadêmica que objetiva divulgar, esclarecer e incentivar condutas éticas em todas as áreas e ambientes da UFG.

Este guia é para ser utilizado como material de orientação nas salas de aula do CEPAE, dos cursos de graduação, dos programas de pós-graduação lato e stricto sensu, nas residências, nos laboratórios, nas clínicas, nos grupos que desenvolvem pesquisa, extensão e inovação, nas reuniões da gestão e em todas as rotinas da UFG. São 35 páginas para cada um ler, reler, refletir e conversar a respeito, principalmente, ao iniciar atividades com novas turmas e com novos grupos de trabalho.

Com esse material em mãos todos e todas estarão atentos e atentas para essa importante questão, estarão mais preparados e preparadas para desenvolverem suas atividades de forma responsável e serão multiplicadores das boas práticas e de melhores vivências dentro da UFG.

Botão_CIA_Acesse Aqui o Guia

MATERIAIS DE APOIO SOBRE INTEGRIDADE ACADÊMICA PARA A COMUNIDADE UFG

- Em "Material para Consulta" é possível acessar manuais e guias publicados por vários órgãos e instituições nacionais e internacionais;
- Em " Ações de Formação" estão disponíveis os links para acesso à palestras já ministradas ou organizadas pelos membros do CIA/UFG, bem como de convidados externos que participaram de seminários organizados pela UFG.

Botão_CIA_Material para Consulta Botão_CIA_Ações de Formação

MEMBROS

Profª. Dra. Lilian Ribeiro de Rezende – Área das Engenharias - Coordenadora
Profª Fernanda Grazielle da Silva Azevedo Nora- Vice-coordenadora

Profª. Dra. Luciana Alves de Oliveira – Área das Ciências da Saúde

Profª. Dra. Marina Pacheco Miguel – Área das Ciências Agrárias
Prof. Dr. Daniel de Brito Cândido da Silva – Área das Ciências Biológicas
Prof. Dr. Norton Gomes de Almeida – Área das Ciências Exatas e da Terra
Profª. Dra. Geisa Nunes de Souza Mozzer – Área das Ciências Humanas
Prof. Dr. Rodrigo Bombonati de Souza Moraes – Área das Ciências Sociais Aplicadas
Prof. Dr. Rubens Damasceno Morais - Área Linguística, Letras e Artes
Profª. Dra. Fernanda Grazielle da Silva Azevedo Nora – Área Multidisciplinar
Profª. Dra. Elizabeth Pereira Mendes – Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA)
Profª. Dra. Rosana de Morais Borges Marques – Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP)
Profª. Dra. Amone Inácia Alves – PROGRAD
Dra. Larissa Matuda Macedo - PRPG
Profª. Dra. Fabíola Souza Fiaccadori - PRPI
Profa. Dra. Adriana Régia Marques de Souza - PROEC
Dra. Maisa Miralva da Silva - PRAE

Para saber mais sobre o CIA: cia.prpi@ufg.br
Em caso de denúncias, acesse ouvidoria.ufg.br ou ligue (62) 3521-1149.