Curso de Redação de Patentes Verdes

: Salas de Apoio do Centro de Cultura e Eventos, Campus Samambaia UFG.

: 01 a 02 de Outubro 2018

Clique para acessar:
- Fotos
- Matéria Secom
- Slides
Dados do evento
Nos dias 01 e 02 de outubro, será realizado o curso "Redação de Patentes Verdesna Universidade Federal de Goiás entre 8h e 17h30 com facilitação de Douglas Alves Santos (INPI-Curitiba).

A inscrição é gratuita. Pedimos apenas que nos enviem os seguintes dados dos participantes indicados pela instituição:

Local: Salas de Apoio do Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal

Público alvo: gestores de NITs, Agências de Inovação e Gestores de Incubadora, bem como Pró-Reitores e coordenadores que atuam nas áreas de pesquisa e inovação.

Instrutora: Douglas Alves Santos

Minicurrículo Douglas Alves Santos
Douglas Santos trabalha desde 2006 no INPI, onde desempenha as atividades conjuntas de pesquisador em propriedade industrial, examinador de patentes, facilitador da cultura da inovação e propriedade industrial, além de ser professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Inovação do INPI. O servidor também é professor da UFPR, atuando concomitantemente no curso de graduação em engenharia de bioprocessos e biotecnologia e na pós-graduação do PROFNIT (ponto focal: Administração/UFPR). Tem formação em engenharia química e mestrado em Engenharia de Processamento Químico de Petróleo e Gás Natural pela UFPE, com doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química (EQ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em seu portfólio de expertises se destacam as experiências na área de pesquisa acadêmica e divulgação científica, com ênfase na interface com a Propriedade Intelectual/Industrial, atuando em linhas de pesquisas relacionadas às patentes, inovação e informação tecnológica, também em linhas relacionadas às tecnologias verdes, tais como: gaseificação, combustão, pirólise, geração de energia eólica e solar; além da tecnologia de leito fluidizado, via modelagem, simulação e otimização por redes neuronais (neurais). Mais recentemente, o pesquisador encorpou ao seu escopo de pesquisas as áreas da inovação, tecnologia e os processos cervejeiros.”
Conteúdo Programático do Curso:
1. "Invenção" ou Descoberta
2. Natureza da Proteção
3. Matéria Excluída de Proteção
4. Novidade e Estado de Proteção
5. Atividade, Alto Inventivo e o Técnico no Assunto
6. Aplicação Industrial
7. Suficiência Descritiva
8. Unidade Técnico-Funcional (MU) ou Unidade de Invenção (PI)
9. O que são Patentes Verdes?
10. Características Especiais de Redação de uma Patente Verde
11. Redação - Erros e Acertos
curso de redação de patentes verdes.png