Cartaz-Notícia Cultura do Cuidado: Animais para Pesquisa

Cultura do Cuidado: Animais para Pesquisa

Event

: Auditório da Biblioteca Central Campus Samambaia, UFG

: April 01, 2019 at 15:00

Evento realizado!

Clique para acessar
- Fotos do evento
Créditos: Natália Cruz

- Matéria da Secretaria de Comunicação da UFG
Texto: Letícia Santos

Dados do evento:

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) e Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), no âmbito do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação, convida a todos para a palestra Cultura do Cuidado: Animais para Pesquisa.

Palestrante:

Ekaterina Akimovna Botovchenco Rivera (EVZ/UFG)
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade de Agronomia e de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1967), mestrado em Laboratory Animal Science pelo The Royal Veterinary College, University of London (1989). Doutorado cursado em 1994/95 na mesma Instituição, em estresse em animais de experimentação (não concluído) e Título de Doutora Notório Saber conferido pela Universidade Federal de Goiás (2017). Membro titular do CONCEA pelo CNPq. Foi coordenadora do Biotério Central da Universidade Federal de Goiás de 1979 a 2014. Continua na coordenação como Pesquisadora Voluntária. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa Humana do HC/UFG. Coordenadora da CEUA-UFG 2011-2014. Membro do grupo de consultores ad hoc em bem-estar de animais de laboratório da OIE-OMSA Organização Mundial da Saúde Animal. Membro do grupo de trabalho do Decreto 6899-09 que regulamentou a Lei 11794-08. Membro do Comitê Gestor e da Comissão de Ensino da REBIOTÉRIOS - CNPq. Foi membro da Comissão de Ética e Bem-estar animal do Conselho Federal de Medicina Veterinária de 2000-2006. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Ética e Bem-Estar de Animais de Experimentação, atuando principalmente nos seguintes temas: animais de laboratório, ética, animais de experimentação (analgesia/anestesia/eutanásia), bem-estar em animais de laboratório, alternativas ao uso de animais em ensino, pesquisa e testes e Comitês de Ética.Trabalha com ética aplicada à medicina veterinária tendo livro na área. Tem experiência na avaliação de testes com animais na área de toxicologia tendo sido consultora do IBAMA e ANVISA, por 7 anos. Atualmente é Presidente da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL/COBEA) para o triênio 2017-2019 e Presidente do Comitê de Bem-estar animal do CRMV/GO. Representante do Brasil junto ao ICLAS-International Council on Laboratory Animal Science, fazendo parte de sua Diretoria Executiva e da Comissão deste órgão para normas internacionais de harmonização no ensino da ciência de animais de laboratório e de comitês de ética. Consultora ad hoc no processo de avaliação de projetos da FAPEGO/GO, membro ad hoc do CONCEA-Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal e membro ad hoc do AAALAC-Association for the Assessment and Accreditation of Laboratory Animal Care. 


Data: 
Segunda-feira, 01 de abril de 2019.

Horário e Local:
Das 15h às 17h, Auditório da Biblioteca Central, Campus Samambaia, UFG.

Inscrições:

  • Gratuitas
  • Preencha o Formulário de Inscrição, clicando aqui! [vagas limitadas]
  • Entrega de Certificado de participação (por e-mail em até 15 dias úteis.

Atenção para as regras:

  • Não haverá inscrições na hora.
  • O encerramento das inscrições será necessariamente antes do início do evento ou de acordo com a disponibilidade de vagas.
  • Tolerância para credenciamento: 15 minutos.
  • Devido ao grande número de pessoas que se inscrevem e não comparecem aos eventos, são ofertadas 40% a mais da capacidade do Auditório, sendo assim, o credenciamento para envio de certificado está condicionado a lotação do local.

Cultura do Cuidado