Pesquisa e Inovação  na UFG - Goiás

Pesquisa e Inovação na UFG

Evento

: Auditório Santana, Cidade de Goiás, UFG

: 04 de Junho 2019 às 14:30

Clique para acessar:

- Fotos

Dados do Evento

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, no âmbito do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação, convida a todos para a palestra Pesquisa e Inovação na UFG.

Palestrantes:
Jesiel Freitas Carvalho (Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação)
Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Goiás (1991), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (1999). Realizou estágio pós-doutoral no Institut Néel/CNRS/Grenoble-França (2007). É professor titular do Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde trabalha desde de 1997. Coordenou o processo de implantação do Laboratório Multiusuário de Microscopia de Alta Resolução da UFG - LabMic, cuja operação regular foi iniciada em 2011, e atualmente integra seu Comitê Gestor. Entre 2011 e 2013 coordenou a implantação do Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - CRTI, tendo sido seu Coordenador Geral de 2013 a 2017, seguindo como um dos seus coordenadores adjuntos. Foi Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFG de dezembro de 2016 a janeiro de 2018. Atualmente é o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação (gestão 2018-2021). Possui atuação na área de Física de Materiais, trabalhando em temas como: preparação e caracterização de materiais mono e policristalinos para aplicações em óptica e como detetores; preparação e caracterização de cerâmicas dielétricas; caracterização estrutural de sólidos cristalinos sintéticos e naturais.

Helena Carasek Cascudo (Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa e Inovação/ Diretora de Transferência e Inovação Tecnológica)
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1996). Realizou Pós-doutorado no Institut National de Sciences Apliquées - INSA, de Toulouse, na França (2003-2004). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: argamassa, revestimento, aderência, alvenaria, concreto e durabilidade. Atualmente é Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa e Inovação na UFG e Diretora de Transferência e Inovação Tecnológica (gestão 2018-2021).

 

Rejane Faria Ribeiro-Rotta (Diretora de Pesquisa)
Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás (1985), especialização em Radiologia Bucomaxilofacial (1987) e Estomatologia (1996) pela Universidade de São Paulo - USP-Bauru, mestrado (1991) e doutorado (1996) em Odontologia (Diagnóstico Bucal) pela USP-Bauru, Doutorado Sandwich - Universidade de Rochester, EUA (1996) e Pós-doutorado pela Universidade de Malmo,Suécia (2006). É professora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás desde 1991, atualmente professora titular. E membro permanente de dois Programas de Pós-graduação da UFG (em Odontologia e Ciencias da Saúde), tendo sido vice-coordenadora do Programa em Ciências da Saude e Coordenadora do Programa em Odontologia, sendo atualmente Diretora de Pesquisa junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG. Possui experiencia internacional, tendo coordenado por 8 anos um Programa de intercâmbio entre Brasil e Suécia (Universide de Malmö). Em termos de pesquisa, desenvolve estudo principalmente nos seguintes temas: Diagnóstico por imagem da região bucomaxilofacial (tomografia computadorizada, imagens por ressonância magnética), Diagnóstico de lesões da região bucomaxilofacial / Câncer de boca; Dores crônicas bucomaxilofaciais e Desordens temporomandibulares; Avaliação do tecido ósseo / qualidade óssea maxila e mandíbula; Tradução do conhecimento - Prática baseada em evidência e Informação e informática em saúde. Dentre os projetos de pesquisa atualmente mais ativos destacam-se: Detecção/diagnóstico precoce do câncer de boca e avaliação econômica em saúde neste contexto; qualidade/características ósseas no contexto do tratamento com implante dentários; efetividade da acupuntura no tratamento das dores crônicas bucomaxilofaciais (desordens temporomandibulares); registro eletrônico de informação em saúde / delineamento de modelo informacional; implementação do conhecimento. 

Luizmar Adriano Junior (Diretor do Parque Tecnológico Samambaia)
Dr. Luizmar Adriano Júnior(Diretor Adjunto do Parque Tecnológico Samambaia até março/2019 e Diretor a partir de abril/2019). Graduação (2007), mestrado (2011) e Doutorado (2017) em Física pela Universidade Federal de Goiás. Esteve na Supervisão Administrativa do Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI/UFG) de 2014 a 2015. Atua na negociação e formalização de parcerias para realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação na Diretoria de Transferência e Inovação Tecnológica – DTIT/UFG desde 2016. Preside o Comitê Interno de Propriedade Intelectual da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação – PRPI/UFG desde 2018. Esteve equipe de apoio à implantação do Parque Tecnológico Samambaia/UFG de 2016 a 2017. Foi diretor adjunto do Parque Tecnológico Samambaia/UFG de janeiro de 2018 a março de 2019. Coordena as atividades de implantação do laboratórios abertos de prototipagem IPE lab/UFG desde 2018. Está na Direção do Parque Tecnológico Samambaia/UFG desde de abril de 2019.  


Data: 
Terça-feira, 04 de junho de 2019.

Horário e Local:
Das 14h30 às 16h30, Auditório Santana, Cidade de Goiás, UFG.

Inscrições:

  • Gratuitas
  • Preencha o Formulário de Inscrição, clicando aqui! [vagas limitadas]
  • Entrega de Certificado de participação (por e-mail em até 15 dias úteis.

Pesquisa e Inovação na UFG_Cartaz_Goiás