BannerPrevisãoNumérica

: Auditório da Biblioteca, Campus  Samambaia, UFG

: 04 de Julho 2019 às 14:00

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, no âmbito do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação, convida a todos para a palestra Previsão Numérica do Tempo e Clima: uma rápida introdução aos fundamentos, aplicações, desafios e benefícios.

Palestrante:
Saulo R. Freitas (NASA Goddard Space Flight Center)
É físico pela Universidade Federal de Goiás (1987), com mestrado pela Universidade Federal de Pernambuco (1991) e doutorado pela Universidade de São Paulo (1999). Realizou Pós-Doutoramento na NASA Ames Research Center (EUA, 2000-2001) e participou do programa Jovem Pesquisador da FAPESP/SP entre 2001 e 2003. Foi Pesquisador Visitante da NOAA Earth System Research Laboratory, Boulder, EUA (2014-2015). É Pesquisador Titular e Professor da Pós-Graduação em Meteorologia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em São José dos Campos (SP). Atuou como Chefe da Divisão de Modelagem e Desenvolvimento do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) de 2010 a 2014. Atualmente é Pesquisador Sênior do Global Modeling and Assimilation Office (GMAO) da NASA Goddard Space Flight Center, em Greenbelt, EUA.
Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em química e dinâmica da atmosfera e modelagem numérica. Coordenou o desenvolvimento do sistema de modelagem Brazilian Regional Atmospheric Modeling System (BRAMS, http://brams.cptec.inpe.br) usado operacionalmente para previsão de tempo e de qualidade do ar no INPE e em diversas outras instituições nacionais e internacionais. Atualmente trabalha no desenvolvimento do Goddard Earth Observing System Model (GEOS) da NASA. GEOS é um modelo de escala global capaz de simular os componentes do Sistema Terrestre (atmosfera, solo-vegetação, gelo e oceanos) de forma harmônica e completamente integrada. O sistema de modelagem GEOS é aplicado para pesquisas em previsão de tempo, clima sazonal, poluição do ar e mudanças climáticas, dentre outros diversos problemas geofísicos.
Orientou 20 teses de mestrado e doutorado e é autor ou co-autor de mais de 120 artigos científicos publicados em revistas indexadas com corpo de revisores. Desde 2009 é membro do Working Group: Atmospheric Chemistry do sistema numérico Weather Research and Forecasting (WRF) Model. De 2011 a 2016 foi membro do Working Group on Numerical Experiments (WGNE) do World Climate Research Program e WMO Commision for Atmospheric Sciences da Organização Meteorológica Mundial.

Data:
Quinta-feira, 04 de julho de 2019.

Horário e Local:
Das 14h às 16h, Auditório da Biblioteca, Campus  Samambaia, UFG.

Inscrições:

• Gratuitas
  • Preencha o Formulário de Inscrição, clicando aqui! [vagas limitadas]
  • Entrega de Certificado de participação (por e-mail em até 15 dias úteis.

Atenção para as regras:

• Não haverá inscrições na hora.
  • O encerramento das inscrições será necessariamente antes do início do evento ou de acordo com a disponibilidade de vagas.
  • Tolerância para credenciamento: 15 minutos.
  • Devido ao grande número de pessoas que se inscrevem e não comparecem aos eventos, são ofertadas 40% a mais da capacidade do Auditório, sendo assim, o credenciamento para envio de certificado está condicionado a lotação do local.

Previsão_Numérica_do_Tempo_e_Clima_Cartaz