Capa_Notícia_Robótica_Mole

Clique para acessar:

- Matéria do evento

Dados do evento

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, no âmbito do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação, convida a todos para a palestra Robótica Mole: Inovação, Tecnologias e Possibilidades.

A robótica mole (soft robotics) representa um campo emergente da robótica, que tem se popularizado nos últimos anos. Consistindo de estruturas e mecanismos para movimentação flexíveis e maleáveis, a robótica mole apresenta tipicamente como vantagens em relação à robótica convencional: adaptabilidade ao ambiente e a diferentes tarefas, leveza de suas estruturas e maior segurança para interagir com outros seres vivos. A robótica mole pode se desenvolver através do design de estruturas flexíveis que permitam grandes deformações, através do uso de materiais flexíveis e elásticos, ou mesmo através de mecanismos para movimentação destas estruturas que sejam baseados em borrachas com rigidez adaptativa, ligas de memória de forma ou pneumáticas. Nesta palestra, serão abordados temas como aplicações, tecnologias desenvolvidas a partir deste tópico e, em especial algumas classes de atuadores, sensores e geradores que são desenvolvidas como alternativas aos clássicos motores/geradores eletromagnéticos, rígidos e de difícil adaptação.

Palestrante:
Plínio Zanini
Doutor pela University of Bristol, pesquisou a aplicação de elastômeros dielétricos como geradores de eletricidade no grupo de robótica mole do Bristol Robotics Laboratory. Cursou Engenharia Mecânica na Escola de Engenharia de São Carlos - USP, tendo realizado um ano de sua graduação no curso MEng Automotive Engineering na University of Bath - UK. Durante a graduação participou de pesquisas em Bioetanol no NETeF/EESC/USP e em downsizing de motores no Powertrain and Vehicle Research Centre da University of Bath. Trabalhou como Analista de Produto da MSX International do Brasil Ltda, atuando no Campo de Testes de Tatuí pela Ford Motor Company, na área de Performance e Economia de Combustível. Atuou como pesquisador visitante durante seu doutorado na University of Auckland / Nova Zelândia e na Saarland University / Alemanha, avançando suas pesquisas em elastômeros dielétricos e robótica mole (Soft Robotics).

Data:
Segunda-feira, 17 de junho de 2019.

Horário e Local:
Das 13h às 14h30, Anfiteatro I do Instituto de Física, Campus Samambaia, UFG.

Inscrições:

• Gratuitas
  • Preencha o Formulário de Inscrição, clicando aqui! [vagas limitadas]
  • Entrega de Certificado de participação (por e-mail em até 15 dias úteis.

Atenção para as regras:

• Não haverá inscrições na hora.
  • O encerramento das inscrições será necessariamente antes do início do evento ou de acordo com a disponibilidade de vagas.
  • Tolerância para credenciamento: 15 minutos.
  • Devido ao grande número de pessoas que se inscrevem e não comparecem aos eventos, são ofertadas 40% a mais da capacidade do Auditório, sendo assim, o credenciamento para envio de certificado está condicionado a lotação do local.

Cartaz_Robótica_Mole