Capa-notícia do Evento Mapeando o Brasil com Big Data e Inteligência Artificial

Mapeando o Brasil com Big Data e Inteligência Artificial

Evento

: Anfiteatro 1 do Instituto de Física, Campus  Samambaia, UFG

: 29 de Novembro 2019 às 13:30

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, no âmbito do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação, convida a todos para a palestra Mapeando o Brasil com Big Data e Inteligência Artificial.

A palestra abordará o uso de imagens de satélite para o mapeamento da cobertura e uso da terra no Brasil. Em particular novas constelações de satélites, aliadas às técnicas de computação em nuvens e inteligência artificial, que estão revolucionando a capacidade de mapear e monitorar as paisagens brasileiras.

Palestrante:
Laerte Guimarães Ferreira Junior (IESA/PRPG/UFG)
Graduado em Geologia pela Universidade de Brasília (1990), especialista em sensoriamento remoto pela UNESP/Rio Claro (1990), mestre em Geologia Econômica pela Universidade de Brasília (1993), doutor em Ciência do Solo/Sensoriamento Remoto pela University of Arizona (2001). Em 2011, durante período sabático, foi cientista visitante junto ao Center for Space Research/University of Texas at Austin. É professor titular da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde participa, na condição de membro permanente, do Programa de Pós-Graduação em Geografia (CAPES conceito 5) e do Programa Multidisciplinar em Ciências Ambientais (CAPES conceito 6). Entre 1994 e 2017, criou e coordenou o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento da Universidade Federal de Goiás (LAPIG \ www.lapig.iesa.ufg.br), uma das principais referências no país quanto ao processamento, análise e distribuição de dados satelitários de resolução espacial moderada aplicados ao monitoramento biofísico-ambiental e governança territorial. Entre setembro de 2009 e setembro de 2012 integrou o comitê científico do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e entre outubro 2016 e dezembro 2017 fez parte do Grupo Assessor Especial (GAE) da Diretoria de Relações Internacionais da CAPES. Atualmente integra o Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (CONSUP / FAPEG) e é membro do Comitê Assessor de Geociências do CNPq. Também participa do Comitê de Coordenação Institucional do projeto Desenvolvimento de sistemas de prevenção de incêndios florestais e monitoramento da cobertura vegetal no cerrado brasileiro; (FIP Cerrado / MCTIC / BIRD) e do Comitê de Coordenação da iniciativa MapBiomas (mapbiomas.org). Foi membro (2012 - 2015) do Conselho Deliberativo da Fundação de Apoio à Pesquisa da Universidade Federal de Goiás (do qual foi presidente, durante o ano de 2013), Em 2010, recebeu da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás a Comenda Araguaia, pela contribuição à causa da preservação do meio ambiente no Estado de Goiás. É atualmente Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás.

Data: 
Sexta, 29 de novembro de 2019.

Horário e Local:
Das 14h30 às 16h30 no Anfiteatro 1 do Instituto de Física, Campus  Samambaia, UFG.


Inscrições:

  • Gratuitas
  • Preencha o Formulário de Inscrição, clicando aqui! [é obrigatório a inscrição prévia para envio certificado]
  • Entrega de Certificado de participação (por e-mail em até 15 dias úteis.

Atenção para as regras:

  • Não haverá inscrições na hora.
  • O encerramento das inscrições será necessariamente antes do início do evento ou de acordo com a disponibilidade de vagas.
  • Tolerância para credenciamento: 15 minutos.
  • Devido ao grande número de pessoas que se inscrevem e não comparecem aos eventos, são ofertadas 40% a mais da capacidade do Auditório, sendo assim, o credenciamento para envio de certificado está condicionado a lotação do local.

Cartaz Mapeando o Brasil com Big Data e Inteligência Artificial