Banner_DiálogosVirtual_Palestra_13_7_2021

Dados em pesquisa: Como gerir? Por onde começar?

Evento

: https://www.youtube.com/watch?v=xU9IMRH9kUE (Canal Youtube UFG Oficial)

: 13 de Julho 2021 às 10:00

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG, no âmbito do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação, convida a todos para o evento “Dados em pesquisa: Como gerir? Por onde começar?”

Evento Realizado! 

Assista a íntegra da palestra clicando AQUI.

Acesse a notícia sobre o evento neste link do  site da UFG.

Palestrante:

Laura Vilela Rodrigues Rezende é Professora visitante na Universidade de Harvard junto à equipe de Curadoria Digital do Projeto Dataverse no Institute for Quantitative Social Science (IQSS). Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Barcelona em projetos de pesquisa sobre Ciência Aberta, Preservação Digital e Biblioteca Escolar no contexto europeu e Brasileiro; Doutora e mestre em Ciência da Informação (UnB); Especialista em Inteligência Organizacional e Competitiva (UnB) e Redes de Computadores (UCG); Graduada em Ciência da Computação (UCG). Professora Associada da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFG atuando no programa de pós graduação em Comunicação (PPGCOM) nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação voltadas para: Gestão de Dados de Pesquisa, Ciência Aberta, Preservação Digital, Curadoria Digital, Mídias Sociais Digitais, Acervos Culturais Digitais, Inclusão social e digital, Biblioteca Escolar, Inteligência competitiva. 

 

Ementa da palestra: 

Hoje em dia muito tem se falado de Gestão de Dados Científicos, Curadoria Digital, Acesso Aberto, Ciência Aberta.... Tais conceitos nem sempre são utilizados de maneira adequada e muitas vezes geram equívocos de interpretação. A ideia é que neste momento de conversa possamos definir a Gestão de Dados Científicos apresentando suas características considerando todo o ciclo de vida da pesquisa científica. Necessário se faz que a comunidade científica entenda e se sensibilize para as questões envolvidas no processo de Gestão de Dados Científicos visando aumentar a visibilidade e alcance dos resultados das pesquisas contribuindo com a sociedade como um todo.

 

Mediadora:

Rejane Faria Ribeiro-Rotta é diretora de Pesquisa - PRPI-UFG. Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás, especialização em Radiologia Bucomaxilofacial e Estomatologia pela Universidade de São Paulo - USP-Bauru, mestrado e doutorado em Odontologia (Diagnóstico Bucal) pela USP-Bauru, Doutorado Sandwich - Universidade de Rochester, EUA e Pós-doutorado pela Universidade de Malmo, Suécia. É professora titular da Faculdade de Odontologia da UFG. Fundadora do Centro Goiano de Doenças da Boca da Faculdade de Odontologia da UFG (CGDB-FO-UFG). Principais temáticas de pesquisa: Diagnóstico e tratamento de lesões da região bucomaxilofacial, com ênfase no câncer de boca; informação e informática em saúde e prática baseada em evidências.

 

Data:

Terça-feira, 13 de Julho de 2021

Horário e Local:

Às 10h no YouTube UFG Oficial neste link. 

 

Inscrições:

- Gratuitas e abertas a todas as pessoas.

- Preencha o Formulário de Inscrição, clicando aqui! A inscrição prévia é obrigatória para obtenção do certificado.

- As inscrições serão encerradas 15 minutos após o horário marcado para início do evento.

- Os certificados serão emitidos para aqueles que confirmarem presença mediante preenchimento de formulário simplificado que será disponibilizado durante a palestra.

- Entrega de certificado de participação (por e-mail em até 15 dias úteis).

 

DiálogosVirtual_Palestra_13_07_2021