BannerNotícia_DiálogosVirtual_Palestra_08_06_22.png

Redação Científica sem segredos

: Canal Youtube UFG Oficial

: 08 Junio 2022 a las 18:00

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG, no âmbito do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação, convida a todos para o evento “Redação Científica sem segredos”.

EVENTO REALIZADO!

Assista a palestra na íntegra aqui.

Palestrante:

Profº Thiago Rocha - IPTSP/UFG

Graduado em Ciências Biológicas, licenciatura, na UFG; mestre em Biologia, área de concentração Biologia Celular e Molecular na UFG; e doutor em Ciências do Mar, da Terra e do Ambiente, especialidade Ecotoxicologia, na Universidade do Algarve (UAlg - Portugal) - Doutorado pleno no exterior. Realizou pós-doutorado em Biodiversidade Animal na UFG (2017). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de Goiás (UFG), no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), setor de Biotecnologia, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, e professor/orientador no Programa de Pós-graduação em Biologia Animal (PPGBAN), Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular (PGBM) e Programa de Pós-graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH) da UFG. Coordena o Laboratório de Biotecnologia Ambiental e Ecotoxicologia (LaBAE) e atua como coordenador do PPGBRPH da UFG, vice-coordenador de estágios e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Biotecnologia (UFG).

Ementa da palestra:

Você sabia que a redação científica ainda é um desafio para muitos estudantes de iniciação científica, pós-graduandos e profissionais? Nesse contexto, o desenvolvimento da redação científica sem segredos deve ser pautado na lógica da ciência e nos princípios da comunicação. Assim, a presente palestra visa apresentar os princípios básicos da redação científica, bem como apresentar o passo-a-passo da escrita de artigos científicos de alto impacto de modo fácil e descomplicado.

Temáticas abordadas: Princípios básicos da redação científica; características de periódicos científicos; estrutura do artigo científico; método lógico da redação científica; erros comuns na redação científica.

Mediação:

Prof. Helena Carasek, Pró-Reitora de Pesquisa e Inovação

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (1987), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1996). Realizou pós-doutorado no Institut National de Sciences Apliquées - INSA, de Toulouse, na França (2003-2004). É professora Titular da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás, onde coordena o Núcleo de Tecnologia das Argamassas e Revestimentos e participa do PPG-GECON como orientadora de mestrado e doutorado. Atualmente está exercendo a função de Pró-Reitora de Pesquisa e Inovação da UFG.

Data: Quarta-feira, 08 de Junho de 2022

Horário: Às 18h00

Local: no YouTube UFG Oficial - Acesse aqui o link de transmissão.

Inscrições:

- Gratuitas e abertas a todas as pessoas.

- Preencha o Formulário de Inscrição, CLICANDO AQUI. A inscrição prévia é obrigatória para obtenção do certificado.

- As inscrições serão encerradas 15 minutos após o horário marcado para início do evento.

- Os certificados serão emitidos para aqueles que confirmarem presença mediante preenchimento de formulário simplificado que será disponibilizado durante a palestra.

- Entrega de certificado de participação (por e-mail em até 15 dias úteis).