BannerNotícia_DiálogosVirtual_Palestra_17_11_22.png

: Youtube UFG Oficial (Link em breve)

: 17 Noviembre 2022 a las 10:00

Evento Realizado!

Assista a palestra na íntegra aqui.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG, no âmbito do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação, convida a todos para o evento “Ciência Aberta e a Propriedade Intelectual: O mais aberto quanto possível, o mais fechado quanto necessário.”

EMENTA:

A ciência pertence a quem? Quem pode controlar a ciência? Quem pode usufruir de seus benefícios? Quem é responsável por entregar os produtos da ciência?

Essas são as questões que norteiam diversas decisões relativas à produção científica, que vão desde a escolha do tema da pesquisa, até da equipe, a escolha dos projetos que receberão investimentos para sua concretização, quem será responsabilizado pelos resultados da pesquisa e como a sociedade se beneficiará desses resultados. Todas questões pertinentes tanto à carreira científica, quanto ao empreendedorismo, todos dependentes da inovação que se alcança.

No entanto, pouco se sabe sobre a necessidade de compreender os aspectos da propriedade intelectual que estão envolvidos e, na verdade regendo, cada estágio de um projeto de pesquisa e esse tem sido o maior erro da comunidade acadêmica mundial: desatrelar o fazer ciência do entregar inovação.

Nesse dia, vamos conversar sobre isso e, quem sabe, tomar consciência do nosso papel individual nesse equilíbrio confuso e necessário.

PALESTRANTE:

Profa. Dra. Tatiana Duque Martins Ertner de Almeida - Instituto de Química da UFG IQ/UFG

Professora Associada na Universidade Federal de Goiás, fellow da International Association of Advanced Materials - IAAM (desde 2020), membro alumna da Global Young Academy - GYA (desde 2013) e membro da UNESCO chair in Materials and technologies for Energy Conversion, Saving and  storage (MATECSS) desde 2015, possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1998), Mestrado (2001) e Doutorado (2006) pela Universidade Estadual de Campinas. É também membro do Comitê de Integridade Acadêmica (CIA) da Universidade Federal de Goiás desde 2015. Foi vice-diretora do Instituto de Química da UFG de 2014 a 2018 e foi Coordenadora dos cursos de Bacharelado do Instituto de Química -UFG no período de 2012 a 2014. Realizou pesquisas de pós-doutoramento na Universidade Estadual de Campinas (2007), envolvendo a modificação de siliconas e polifluorenos para a obtenção de novos materiais eletroluminescentes e sua aplicação em dispositivos. Realizou também pós-doutoramento envolvendo o estudo morfológico e estrutural de nanotubos de peptídeos, na Universidade Federal do ABC (2010). Atua principalmente nos seguintes temas: a propriedade intelectual relacionada à promoção da ciência, auto-organização de peptídeos e suas aplicações tecnológicas, desenvolvimento de materiais orgânicos e híbridos luminescentes e eletroluminescentes para aplicação em células solares, sensores e dispositivos eletroluminescentes, sistemas de encapsulamento de compostos terapêuticos, espectroscopia de fluorescência, modificação e síntese de polímeros, materiais híbridos e o estudo de processos de transferência de energia entre sistemas luminescentes.

MEDIAÇÃO:

Profª Cleonice Borges de Souza, diretora do Centro de Empreendedorismo e Incubação - CEI/UFG.

Doutora em Ciências Ambientais (Universidade Federal de Goiás),  Mestre em Agronegócios (Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e Graduada em Administração (Pontifícia Universidade Católica de Goiás). Professora Adjunta na Universidade Federal de Goiás (UFG), Docente efetiva no Programa de Pós-Graduação em Agronegócio da UFG e Diretora do Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG. Atua com pesquisas direcionadas à Sustentabilidade, Empreendedorismo, Agronegócio, Administração, Gestão Empresarial, Inovação e Tecnologia.

Data:  17 de Novembro de 2022 (quinta-feira)

Horário: às 10h00

Local: Youtube UFG Oficial  - https://www.youtube.com/watch?v=KrQPX1Hb3io

Inscrições:

- Gratuitas e abertas a todas as pessoas.

- Preencha o Formulário de Inscrição, clicando aqui. A inscrição prévia é obrigatória para obtenção do certificado.

- As inscrições serão encerradas 15 minutos após o horário marcado para início do evento.

- Os certificados serão emitidos para aqueles que confirmarem presença mediante preenchimento de um segundo formulário simplificado que será disponibilizado durante a palestra.

- Entrega de certificado de participação (por e-mail em até 15 dias úteis).

Sobre a  interpretação em LIBRAS:

Tendo em vista a necessidade de acessibilidade e cuidado com os(as) participantes do Programa de Iniciação à Pesquisa que precisam de interpretação em LIBRAS e também devem cumprir os quatro eventos obrigatórios, oferecemos as seguintes possibilidades exclusivamente a estes(as) participantes:

1. Quando houver intérprete, os(as) participantes devem assistir o evento obrigatoriamente e simultaneamente durante a sua transmissão ao vivo no canal do Youtube UFG Oficial.

2. O Youtube fornece legendas automáticas assim que o vídeo finalizado sobe para o canal. Tendo isso em vista, quando não houver intérprete, estes(as) participantes têm a possibilidade de assistir o evento até 24h a contar da hora do final do evento. Por exemplo, se o evento está previsto para finalizar às 18h do dia 10, o(a) estudante poderá assistir até às 18h do dia seguinte, no caso, dia 11.

Para fins de comprovação neste segundo caso, o(a) participante deve enviar um e-mail para eventos.prpi@ufg.br e aguardar as orientações.

Dúvidas podem ser enviadas para eventos.prpi@ufg.br