BannerNotícia_DiálogosVirtual_Palestra_16_02_23.png

Publicação científica: você sabe se está no caminho certo?

: Canal Youtube UFG Oficial - https://www.youtube.com/watch?v=QHlEk6a8Riw

: 16 de Fevereiro 2023 às 10:00

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG, no âmbito do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação, convida a todos para o evento “Publicação científica: você sabe se está no caminho certo?”

EMENTA:

Por que os cientistas se preocupam com publicações científicas? O que é uma publicação científica e quais são suas características que a diferenciam de outros tipos de publicações? Como uma publicação é escolhida e onde elas são publicadas? As revistas científicas são todas iguais? Nessa conversa, o prof Fausto espera responder essas e outras perguntas sobre artigos científicos, revistas científicas e o processo de publicação científica.

PALESTRANTE:

Prof. Fausto Nomura - Depto Ecologia do ICB/UFG

Formado pela  UNESP no curso de graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (1999), com mestrado em Biologia Animal (2003) e doutorado em Zoologia (2008). Atualmente é Professor na Universidade Federal de Goiás em Goiânia, onde leciona as disciplinas de Metodologia Científica e Ecologia Comportamental. É lotado junto ao Departamento de Ecologia, atuando em pesquisas nas áreas de Ecologia de Comunidades e Comportamental, especialmente com o grupo de anfíbios anuros, e taxonomia de girinos. Sua pesquisa investiga como o comportamento animal pode afetar a estrutura de comunidades animais, com foco em como interações indiretas e trade-offs comportamentais se relacionam com filtros de espécies e estruturação das comunidades animais.

MEDIAÇÃO:

Profª Fabíola Fiaccadori - Diretora de Pesquisa da UFG

Profª Fabíola Fiaccadori, Biomédica pela Universidade Federal de Goiás (1999), mestre e doutora em Medicina Tropical (UFG) e Professora associada no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública UFG. Docente e orientadora pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Parasito Hospedeiro, com linhas de pesquisa em epidemiologia das infecções virais e caracterização molecular viral, com ênfase em vírus respiratórios e arboviroses. Atualmente está como Diretora de Pesquisa na PRPI/UFG.

Data:  16/02

Local: Youtube UFG Oficial  - Link em breve

Inscrições:

- Gratuitas e abertas a todas as pessoas.

- Preencha o Formulário de Inscrição, clicando aqui. A inscrição prévia é obrigatória para obtenção do certificado.

- As inscrições serão encerradas 15 minutos após o horário marcado para início do evento.

- Os certificados serão emitidos para aqueles que confirmarem presença mediante preenchimento de formulário simplificado que será disponibilizado durante a palestra.

- Entrega de certificado de participação (por e-mail em até 15 dias úteis).

Sobre a  interpretação em LIBRAS:

Tendo em vista a necessidade de acessibilidade e cuidado com os(as) participantes surdos do Programa de Iniciação à Pesquisa que também devem cumprir os quatro eventos obrigatórios, oferecemos as seguintes possibilidades exclusivamente a estes(as) participantes:

1. Quando houver intérprete, os(as) participantes devem assistir o evento obrigatoriamente e simultaneamente durante a sua transmissão ao vivo no canal do Youtube UFG Oficial.
  2. O Youtube fornece legendas automáticas assim que o vídeo finalizado sobe para o canal. Tendo isso em vista, quando não houver intérprete, estes(as) participantes têm a possibilidade de assistir o evento até 24h a contar da hora de início do evento. Por exemplo, se o evento está previsto para iniciar às 18h do dia 10, o(a) estudante poderá assistir até às 18h do dia seguinte.

Para fins de comprovação neste segundo caso, o(a) participante deve enviar um email para eventos.prpi@ufg.br e aguardar as orientações.