BannerNotícia_DiálogosVirtual_Palestra_18_05_23.png

Pesquisa e Inovação em comunidades tradicionais: um dedo de prosa

: Youtube UFG Oficial - https://www.youtube.com/live/qjxfUVge2ZU?feature=share

: 18 de Maio 2023 às 09:00

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG, no âmbito do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação, convida a todos para o evento Pesquisa e Inovação em comunidades tradicionais: um dedo de prosa

EMENTA:

A flora do Cerrado vai além de suas belezas cênicas, uma vez que há saberes populares e científicos intrínsecos de cada planta. Pequenas comunidades rurais são exemplos de vida conectada à natureza e contribuem muito para a descoberta e potencialidades científicas de cada espécie. Assim, nessa palestra serão apresentados temas relacionados ao acesso às comunidades tradicionais e aos seus saberes, o reconhecimento e uso das potencialidades para pesquisa e geração de inovação a partir do fazer em comunidades tradicionais, a proteção dos direitos das comunidades associada à geração de inovação, os benefícios paras as comunidades tradicionais com a geração e transferência de tecnologia a partir dos seus saberes tradicionais, e a associação do conhecimento tradicional com o científico em benefício da vida.

PALESTRANTE:

Profa. Vanessa Pasqualotto (IQ/UFG)

Graduada em Química (Bacharelado, com Atribuições Tecnológicas) pela Universidade Federal de São Carlos, mestre e doutora pela mesma universidade, na área de Química de Produtos Naturais. Tem experiência em Química de Produtos Naturais, com ênfase na busca por compostos com potencial biológico. Professora associada II e coordenadora do Laboratório de Produtos Naturais e Síntese Orgânica da Universidade Federal de Goiás. Orientadora de estudantes de IC, mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química desta instituição. Eleita diretora da Divisão de Produtos Naturais da Sociedade Brasileira de Química. Participa também do Núcleo Mulheres SBQ, na comissão de eventos.

MEDIAÇÃO:

Prof. Marinaldo Divino Ribeiro

Zootecnista, mestre e doutor em Zootecnia. Professor do Departamento de Zootecnia/UFG. Diretor de Transferência e Inovação Tecnológica/PRPI/UFG.

Data:  18/05 (quinta-feira)

Local: Youtube UFG Oficial  - Link em breve

Inscrições:

- Gratuitas e abertas a todas as pessoas.

- Preencha o Formulário de Inscrição, clicando aqui. A inscrição prévia é obrigatória para obtenção do certificado.

- As inscrições serão encerradas 15 minutos após o horário marcado para início do evento.

- Os certificados serão emitidos para aqueles que confirmarem presença mediante preenchimento de formulário simplificado que será disponibilizado durante a palestra.

- Entrega de certificado de participação (por e-mail em até 15 dias úteis).

Sobre a  interpretação em LIBRAS:

Tendo em vista a necessidade de acessibilidade e cuidado com os(as) participantes surdos do Programa de Iniciação à Pesquisa que também devem cumprir os quatro eventos obrigatórios, oferecemos as seguintes possibilidades exclusivamente a estes(as) participantes:

1. Quando houver intérprete, os(as) participantes devem assistir o evento obrigatoriamente e simultaneamente durante a sua transmissão ao vivo no canal do Youtube UFG Oficial.
  2. O Youtube fornece legendas automáticas assim que o vídeo finalizado sobe para o canal. Tendo isso em vista, quando não houver intérprete, estes(as) participantes têm a possibilidade de assistir o evento até 24h a contar da hora de início do evento. Por exemplo, se o evento está previsto para iniciar às 18h do dia 10, o(a) estudante poderá assistir até às 18h do dia seguinte.

Para fins de comprovação neste segundo caso, o(a) participante deve enviar um e-mail para eventos.prpi@ufg.br e aguardar as orientações.