BannerNotícia_DiálogosVirtual_Palestra_26_05_23.png BannerNotícia_DiálogosVirtual_Palestra_26_05_23.png

Mineração de dados textuais: uma análise temática das teses e dissertações

: Youtube UFG Oficial - https://www.youtube.com/watch?v=EfVgdjZHG8w

: May 26, 2023 at 10:00

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG, no âmbito do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação, convida a todos para o evento “Mineração de dados textuais: uma análise temática das teses e dissertações”

EMENTA:

A palestra apresentará, inicialmente, o conceito de mineração de texto e abordará, sob uma perspectiva prática, o desenvolvimento de um estudo de caso utilizando software Iramuteq. Por meio de um processo metodológico, o qual também será apresentado e discutido, será possível gerar informação acerca de um corpus textual composto pelos resumos das teses e dissertações extraídos da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações . Nesse sentido, será possível minerar os dados textuais e identificar os grupos temáticos abordados em um determinado período, com base na análise de similaridade e classificação de dados. Trata-se de um exemplo prático de aplicação da mineração de textos.

PALESTRANTE:

Profa. Kátia Kelvis Cassiano

Diretora de Seleção, Avaliação e Pesquisa do Instituto Verbena, pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Computação Aplicadas à Informação e Comunicação e docente do Programa de Pós Graduação em Comunicação. Coordenadora de Pesquisa na Faculdade de Informação e Comunicação da UFG, Doutora em Sistemas e Computação pela COPPE/ UFRJ. Sua área de atuação envolve o uso de métodos, técnicas e ferramentas computacionais para análise de dados, com vistas a gerar informação para compreensão de fenômenos - por exemplo, análise da desinformação e fake news, gerenciamento de processos e tomada de decisão. Tem ampla experiência no desenvolvimento de soluções de mineração de dados.

MEDIAÇÃO:

Profª Cleonice Borges de Souza, diretora do Centro de Empreendedorismo e Incubação - CEI/UFG.

Doutora em Ciências Ambientais (Universidade Federal de Goiás),  Mestre em Agronegócios (Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e Graduada em Administração (Pontifícia Universidade Católica de Goiás). Professora Adjunta na Universidade Federal de Goiás (UFG), Docente efetiva no Programa de Pós-Graduação em Agronegócio da UFG e Diretora do Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG. Atua com pesquisas direcionadas à Sustentabilidade, Empreendedorismo, Agronegócio, Administração, Gestão Empresarial, Inovação e Tecnologia.

Data:  26/05

Horário:  10h

Local: Youtube UFG Oficial  - Link em breve

Inscrições:

- Gratuitas e abertas a todas as pessoas.

- Preencha o Formulário de Inscrição, clicando aqui. A inscrição prévia é obrigatória para obtenção do certificado.

- As inscrições serão encerradas 15 minutos após o horário marcado para início do evento.

- Os certificados serão emitidos para aqueles que confirmarem presença mediante preenchimento de formulário simplificado que será disponibilizado durante a palestra.

- Entrega de certificado de participação (por e-mail em até 15 dias úteis).

Sobre a  interpretação em LIBRAS:

Tendo em vista a necessidade de acessibilidade e cuidado com os(as) participantes surdos do Programa de Iniciação à Pesquisa que também devem cumprir os quatro eventos obrigatórios, oferecemos as seguintes possibilidades exclusivamente a estes(as) participantes:

1. Quando houver intérprete, os(as) participantes devem assistir o evento obrigatoriamente e simultaneamente durante a sua transmissão ao vivo no canal do Youtube UFG Oficial.
  2. O Youtube fornece legendas automáticas assim que o vídeo finalizado sobe para o canal. Tendo isso em vista, quando não houver intérprete, estes(as) participantes têm a possibilidade de assistir o evento até 24h a contar da hora de início do evento. Por exemplo, se o evento está previsto para iniciar às 18h do dia 10, o(a) estudante poderá assistir até às 18h do dia seguinte.

Para fins de comprovação neste segundo caso, o(a) participante deve enviar um email para eventos.prpi@ufg.br e aguardar as orientações.