BannerNotícia_DiálogosVirtual_Palestra_10_08_23.png

Competitividade das startups com aplicação de propriedade intelectual

: Canal Youtube UFG Oficial

: 10 de Agosto 2023 às 10:00

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG, no âmbito do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação, convida a todos para o evento “Competitividade das startups com aplicação de propriedade intelectual”.

EVENTO REALIZADO!

Esta palestra é nova e não faz parte da edição Replay do programa, portanto será transmitida ao vivo no canal da UFG na data e hora marcadas.

EMENTA:

A palestra vai abordar o contexto, os conceitos e as características das startups e a utilização da propriedade intelectual como instrumento de competitividade, vendo alguns estudos de caso e a utilização das marcas, patentes, registros de programas de computador para sobressalto de mercado. Em um aspecto prático, nosso palestrante vai demonstrar como realizar: registro de marca; pedido de patente; pedido de registro de programa de computador e também pedido de desenho industrial. O objetivo é desmistificar o imaginário de que tais registros são difíceis, caros e demorados. Existem atalhos e pretende-se demonstrá-los.

PALESTRANTE:

Cristiano Soares Aguiar (Instituto Nacional da Propriedade Industrial)

Cristiano Soares de Aguiar é graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás, com mestrado em Computação pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde 2004 ocupa o cargo de Analista no Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Desde 2004 atua também como Professor Universitário em Cursos de Tecnologia em Universidades do Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia.

MEDIAÇÃO:

Prof. Marinaldo Divino Ribeiro

Zootecnista, mestre e doutor em Zootecnia. Professor do Departamento de Zootecnia/UFG. Diretor de Transferência e Inovação Tecnológica/PRPI/UFG.

Data:  10/08 (quinta-feira)

Local: Youtube UFG Oficial  - https://www.youtube.com/watch?v=Rujk_sHjdeY

Inscrições:

- Gratuitas e abertas a todas as pessoas.

- Preencha o Formulário de Inscrição, clicando aqui. A inscrição prévia é obrigatória para obtenção do certificado.

- As inscrições serão encerradas 15 minutos após o horário marcado para início do evento.

- Os certificados serão emitidos para aqueles que confirmarem presença mediante preenchimento de formulário simplificado que será disponibilizado durante a palestra.

- Entrega de certificado de participação (por e-mail em até 15 dias úteis).

Sobre a  interpretação em LIBRAS:

Tendo em vista a necessidade de acessibilidade e cuidado com os(as) participantes surdos do Programa de Iniciação à Pesquisa que também devem cumprir os quatro eventos obrigatórios, oferecemos as seguintes possibilidades exclusivamente a estes(as) participantes:

1. Quando houver intérprete, os(as) participantes devem assistir o evento obrigatoriamente e simultaneamente durante a sua transmissão ao vivo no canal do Youtube UFG Oficial.
  2. O Youtube fornece legendas automáticas assim que o vídeo finalizado sobe para o canal. Tendo isso em vista, quando não houver intérprete, estes(as) participantes têm a possibilidade de assistir o evento até 24h a contar da hora de início do evento. Por exemplo, se o evento está previsto para iniciar às 18h do dia 10, o(a) estudante poderá assistir até às 18h do dia seguinte.

Para fins de comprovação neste segundo caso, o(a) participante deve enviar um email para eventos.prpi@ufg.br e aguardar as orientações.