BannerNotícia_DiálogosVirtual_Palestra_28_04_23.png

Uma história que começou nas humanidades

: Canal Youtube UFG Oficial

: 28 de Abril 2023 às 14:30

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG, no âmbito do Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação, convida a todos para o evento “Uma história que começou nas humanidades”.

EMENTA:

O ano de 2022 marcou o 50º ano da criação da pós-graduação stricto sensu na Universidade Federal de Goiás. Em 1972, foram criados os cursos que dariam origem aos mestrados em história e letras na UFG. Essa efeméride nos permite estudar as condições que tornaram possível a abertura de cursos nesse nível em uma universidade criada havia pouco e que ainda se estruturava institucionalmente. Neste programa, vamos dar mais atenção ao curso de mestrado em história que, ao mesmo tempo, foi um dos primeiros criados no Brasil.  A abertura desses cursos se inscreve em importantes transformações do campo universitário brasileiro no período. Nessa época, houve uma reconfiguração da geografia e da extensão do campo universitário brasileiro. A história da pós-graduação no Brasil é indissociável de uma mudança estrutural no modo de produzir o saber científico no Brasil. A pós-graduação stricto sensu da UFG nasceu a partir de um acordo institucional com a Universidade de São Paulo. O professor Marlon Salomon vai analisar os termos desse acordo e também os relatórios sobre os dois anos de sua execução. Essa análise permite compreender com alguma precisão o que era então a pós-graduação.

PALESTRANTE:

Professor Marlon Salomon - Faculdade de História (FH/UFG)

É professor titular da Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em história pela Universidade Regional de Blumenau (1997) e doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Fez pós-doutorado em história (Prodoc/CAPES) na Universidade Federal de Goiás (2003-2005). Foi professor-visitante na equipe de pesquisa em história e filosofia das ciências (2006) e na equipe de pesquisa em história das sociedades, das ciências e dos conflitos (2009), ambas da Universidade da Picardia Júlio Verne (França). Desde 2005, é professor de História Moderna da Universidade Federal de Goiás, onde atua nos Programas de Pós-Graduação em História e no ProfHistória. Foi subcoordenador do Departamento de História de 2006 a 2008. Entre setembro de 2012 e agosto de 2013, realizou pós-doutorado (estágio sênior) com bolsa da CAPES na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris. Entre agosto de 2019 e agosto de 2020, realizou pós-doutorado em história na UFRJ. É bolsista em produtividade em pesquisa do CNPq. É editor-chefe do periódico "Transversal: International Journal for the Historiography of Science". Ocupou o cargo de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Goiás durante dois mandatos, nos biênios 2014-2015 e 2016-2017.

MEDIAÇÃO:

Profª Fabíola Fiaccadori - Diretora de Pesquisa da UFG

Profª Fabíola Fiaccadori, Biomédica pela Universidade Federal de Goiás (1999), mestre e doutora em Medicina Tropical (UFG) e Professora associada no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública UFG. Docente e orientadora pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Parasito Hospedeiro, com linhas de pesquisa em epidemiologia das infecções virais e caracterização molecular viral, com ênfase em vírus respiratórios e arboviroses. Atualmente está como Diretora de Pesquisa na PRPI/UFG.

Horário: 14h30

Local: Youtube UFG Oficial  - https://www.youtube.com/live/4uMkdHGFMQQ?feature=share

Inscrições:

- Gratuitas e abertas a todas as pessoas.

- Preencha o Formulário de Inscrição,clicando aqui. A inscrição prévia é obrigatória para obtenção do certificado.

- As inscrições serão encerradas 15 minutos após o horário marcado para início do evento.

- Os certificados serão emitidos para aqueles que confirmarem presença mediante preenchimento de formulário simplificado que será disponibilizado durante a palestra.

- Entrega de certificado de participação (por e-mail em até 15 dias úteis).

Sobre a  interpretação em LIBRAS:

Tendo em vista a necessidade de acessibilidade e cuidado com os(as) participantes surdos do Programa de Iniciação à Pesquisa que também devem cumprir os quatro eventos obrigatórios, oferecemos as seguintes possibilidades exclusivamente a estes(as) participantes:

1. Quando houver intérprete, os(as) participantes devem assistir o evento obrigatoriamente e simultaneamente durante a sua transmissão ao vivo no canal do Youtube UFG Oficial.
  2. O Youtube fornece legendas automáticas assim que o vídeo finalizado sobe para o canal. Tendo isso em vista, quando não houver intérprete, estes(as) participantes têm a possibilidade de assistir o evento até 24h a contar da hora de início do evento. Por exemplo, se o evento está previsto para iniciar às 18h do dia 10, o(a) estudante poderá assistir até às 18h do dia seguinte.

Para fins de comprovação neste segundo caso, o(a) participante deve enviar um email para eventos.prpi@ufg.br e aguardar as orientações.

Post_DiálogosVirtual_Palestra_28_04_23.png