noticia_lacand_ufg

Instalado o Conselho Gestor do LaMCAD

Em 03/05/19 17:12. Atualizada em 03/05/19 17:15.

Aconteceu nesta sexta, dia 3, a instalação do Conselho Gestor do Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho (LaMCAD), durante reunião presidida pelo pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFG, Jesiel Freitas Carvalho. Na ocasião, foi eleita a direção do Conselho composta pelo presidente, professor Felipe Pamplona Mariano, da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da UFG, e pelo vice-presidente, professor Hugo Nascimento, do Instituto de Informática da UFG, ambos com mandato de dois anos.

De acordo com Jesiel Carvalho, essa é a conclusão da última etapa do processo de estruturação do LaMCAD quanto a seus aspectos organizacionais. “Agora ele vai dar continuidade, a pleno vapor, a suas atividades de implantação para atendimento dos usuários”, destaca o pró-reitor.

Entre as atribuições do Conselho Gestor, estão o apoio às iniciativas que visem à consolidação, o desenvolvimento e o bom funcionamento do LaMCAD, o estabelecimento de políticas de funcionamento do laboratório e o acompanhamento das atividades do Comitê Executivo. O laboratório está instalado no prédio da Agência UFG de Inovação e dará suporte aos projetos e atividades de pesquisas que demandam recursos de computação de alto desempenho.

O professor Felipe Pamplona avalia que o LaMCAD é uma excelente iniciativa para otimizar os recursos computacionais da Universidade. “É um ganho com a perspectiva de alavancar as pesquisas em computação científica da UFG.” O presidente do Conselho Gestor destaca que a UFG também poderá prestar serviços de excelência em computação científica para outras instituições e empresas.

lancadufg_reuniao_2019

Categorias: notícias laMCAD Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho