Olimpíadas

Olimpíada de Empreendedorismo da UFG premia vencedores

Em 23/10/19 17:38.

Primeiros colocados das categorias  Social e Negócios receberam R$ 5 mil

Durante o encerramento da 2ª Mostra UFG de Inovação, que integrou o 16 º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex), foram entregues os prêmios da 6ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário. Foram 64 equipes que participaram da Olimpíada. O anúncio das equipes vencedoras ocorreu na terça, dia 22.

A gerente do Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI), Emília Rosângela Pires da Silva, agradeceu a toda a equipe que organizou a iniciativa. Ela também fez um agradecimento especial aos avaliadores da competição. “O papel dessas pessoas é de fundamental importância, pois elas representam o ecossistema de inovação do nosso Estado. É muito importante que eles estejam conosco neste momento”.

A proposta da Olimpíada é disseminar a cultura empreendedora, estimular o desenvolvimento de competências em diferentes áreas do conhecimento e mobilizar estudantes para o desenvolvimento de ações sociais. A Olimpíada conta com as categorias Negócios e Social. As equipes vencedoras de cada categoria receberam prêmio de R$ 5 mil, e contarão com vaga na pré-incubação do CEI-UFG. Os grupos que conquistaram o segundo e o terceiro lugares receberam R$ 3 mil e R$ 2 mil, respectivamente.

Confira a relação de equipes vencedoras.

Categoria Social

1º. LUGAR
Matiz Tinta de Solos
Projeto - Fabricação de tinta utilizando solo descartado na construção civil, cola e água. Não tóxica, sem solvente, sem odor, ambientalmente sustentável e de baixo custo, para utilização em imóveis de famílias de baixa renda. O produto foi utilizado em cinco residências localizadas no Setor Crimeia Oeste e no Residencial JK em Goiânia.

Componentes: todos são alunos de Ciências Ambientais UFG

Aline dos Santos
Clarice dos Santos Rodrigues
Igor Boson Schetine
Luiz Humberto Leite

2º. LUGAR
Larvicida do Cerrado
Projeto - Utilizar uma espécie vegetal conhecida como Pimenta de Macaco para combater preventivamente as larvas do mosquito da dengue.

Componentes :
Carlos Henrique Barbosa – Gestão da Informação UFG
Thayrine Rodrigues – Farmácia UFG

3º. LUGAR
Reformar para transformar Projeto – Limpar, pintar ou reformar moradias de pessoas com problemas de saúde com a mão de obra dos alunos e ajuda de parceiros e população. O piloto foi desenvolvido na residência de uma senhora, portadora de doença crônica, em Anápolis. Além de reformar totalmente a casa, eles conseguiram doações de móveis, fraldas, cadeira de banho e de rodas.
Componentes: todos são alunos de Engenharia Civil da UEG Anápolis
Laura Martins
Ana Raquel Rodrigues
Julio Érik Alves
Gabriela Oliveiraa Bruno

Categoria Negócios

1º. LUGAR
Minha Licitação
Projeto - Criação de uma plataforma digital para facilitar o acesso do pequeno produtor a processos licitatórios. O objetivo é minimizar a ação de atravessadores e a exploração econômica sobre o pequeno produtor.
Componentes: todos alunos de curso Sistemas de Informação UFG
Joshua Kiko Abbate
Thiago Filipe Stival
Walisson Kaui Lustosa
Gabriel Silva Nascimento

2º. LUGAR
Projeto - Elaboração de Farinhas a partir de resíduos agroindustriais resultantes de processamento de frutas.
Componentes: alunos de Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal Goiano de Morrinhos
Mariana Carvalho
Roberto Gonçalves de Melo

3º. LUGAR
Criatua
Projeto –Marca personalizada de roupa. O interessado monta o look através de um jogo virtual, a equipe da Criatua produz e envia ao cliente.
Componentes: Todos alunos de Design de Moda UFG
Leonardo Pardini
Delaine Soares
Izabella Helena de Oliveira