Banner Notícia_CNPq

Ministério da Saúde e CNPq apoiam pesquisas em tuberculose

Em 11/02/20 10:53. Atualizada em 12/02/20 08:34.

A iniciativa vai incentivar parcerias entre pesquisadores do Brasil e de outros países do Brics

Até 30 de março é possível apresentar propostas para a Chamada MS-SCTIE-Decit / CNPq Nº 33/2019 - Pesquisas em Tuberculose no âmbito do Brics  – grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A iniciativa é do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq).

O objetivo da chamada é apoiar projetos de pesquisas na área de doenças transmissíveis e negligenciadas, especificamente em tuberculose no Brasil, em parceria com países do Brics.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global de R$ 16 milhões. Entre outros critérios de elegibilidade, o proponente deverá, obrigatoriamente, possuir o título de doutor ou livre-docência e ter vínculo formal com a instituição de execução do projeto.

Os projetos deverão abordar pelo menos uma linha de pesquisa:

  • Avaliação de testes diagnósticos e biomarcadores para as diversas formas de tuberculose, incluindo a comparação de custo-efetividade com as tecnologias vigentes.
  • Avaliação de esquemas terapêuticos para tuberculose que resultem em redução do tempo de tratamento e maior segurança para o paciente.
  • Avaliação de tecnologias e/ou estratégias para redução da transmissão do M. tuberculosis em diferentes cenários epidemiológicos.

A íntegra da chamada pode ser acessada aqui.

Categorias: NOTÍCIAS