BannerNotícia_LaMCAD

Liberada a licença do MATLAB para a UFG até final de junho

En 16/04/20 14:03 . Actualizado en 17/04/20 15:17 .

A iniciativa é uma contribuição às pesquisas em meio à pandemia de Covid-19 e beneficia usuários do e-mail UFG

Os professores, estudantes, pesquisadores e técnicos da Universidade Federal de Goiás poderão utilizar a suíte de softwares MATLAB gratuitamente até 30 de junho de 2020. A oportunidade é resultado de parceria entre UFG, MathWorks (desenvolvedora do software) e Opencadd (representante do MATLAB no Brasil). A articulação é do Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho (LaMCAD), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da Universidade. Essa ação da MathWorks é uma contribuição às pesquisas diante dos desafios atuais em função da pandemia de Covid-19.

O MATLAB é uma suíte de softwares de programação, modelagem matemática-estatística e simulação em diferentes tópicos, como: inteligência artificial, aprendizagem de máquina, robótica, análise de dados, comunicação sem fio, previsões no mercado financeiro e diversas aplicações em áreas como ciências exatas, biológicas, da terra, dentre outras.

Para ter acesso a toda essa suíte de softwares, o usuário deve acessar o portal do LaMCAD, onde todas as instruções são fornecidas. Vale lembrar que essa é uma licença institucional, ou seja, todos aqueles que possuem o e-mail da Universidade podem utilizá-la sem custos, dentro do período determinado.

LaMCAD

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, destaca que a articulação dessa licença e a divulgação dessa oportunidade de utilização é uma amostra do quanto o LaMCAD tem a contribuir com a Universidade. O objetivo do Laboratório é reunir os esforços da UFG para oferecer à sua comunidade acadêmica e a instituições parceiras, infraestrutura, serviços e recursos computacionais que demandem alto poder de processamento, armazenamento e serviços de virtualização, incluindo a centralização de licenças institucionais de computação científica, dentre outros serviços específicos.

Segundo o gerente técnico e administrativo do LaMCAD, Thiago Lara Vasques, o MATLAB é um software de alto custo e o seu licenciamento temporário para a UFG, neste momento, é um incentivo relevante para as pesquisas. “É uma ação extremamente salutar, especialmente no período em que estamos passando. Várias empresas têm se prontificado a contribuir com o progresso da ciência e essa parceria com a MathWorks e a Opencadd só reforça a importância desse tipo relação.”

Categorías: NOTÍCIAS