Inauguração LaMCAD

Live no dia 15 de outubro marca inauguração do LaMCAD

Em 08/10/20 08:55. Atualizada em 08/10/20 09:11.

Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho vai atender pesquisadores da UFG, UFJ e UFCat

O Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho (LaMCAD) da UFG será inaugurado no dia 15 outubro, às 17 horas, em live no Youtube UFG Oficial, com o seu coordenador geral, Herbert de Castro Georg.

O LaMCAD é vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da UFG e sua sede está instalada na Agência de Inovação da Universidade, dentro do Parque Tecnológico Samambaia. O laboratório vai oferecer à comunidade acadêmica da UFG e instituições parceiras recursos voltados para computação científica que demandem alto poder de processamento por meio de serviços de computação em nuvem e de computação em cluster de alta performance.

Uso compartilhado

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, destaca que o início das operações do LaMCAD é um marco importante para as atividades de pesquisa na Universidade, especialmente aquelas que dependem da computação de alto desempenho. Sua implantação está de acordo com a política institucional de estimular a criação de estruturas laboratoriais de uso compartilhado, com gestão colegiada e especializada.”

Jesiel Carvalho explica que esse tipo de laboratório contribui para otimizar a utilização dos equipamentos e melhorar as condições para a manutenção deles, reduzindo custos e aumentando a eficiência.

Outro ponto ressaltado pelo pró-reitor é a importância do apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para a implantação do LaMCAD. A Finep tem sido responsável pela implantação de grande parte da infraestrutura de pesquisa de médio e grande porte das instituições de ciência e tecnologia (ICTs) brasileiras.”

Perspectivas para a pesquisa

O LaMCAD reunirá uma capacidade computacional que nos colocará entre os grandes centros de computação científica do país”, afirma Herbert Georg. Com isso, segundo o coordenador geral, o laboratório poderá alavancar as pesquisas que dependem de computação de alta performance em várias áreas do conhecimento.

Com essa estrutura, podemos acelerar as pesquisas em novos materiais ou em novas substâncias farmacêuticas, em problemas complexos da engenharia ou da computação, além de pesquisas na fronteira da biologia molecular, química, física, matemática, ecologia, climatologia, dentre outras áreas”, exemplifica.

Herbert Georg acredita que o LaMCAD vai propiciar um grande salto na pesquisa realizada na UFG e nas co-irmãs Universidade Federal de Jataí (UFJ) e Universidade Federal de Catalão (UFCat).

Política de uso

Qualquer pesquisador que possua vínculo formal com a UFG, UFJ ou UFCat pode utilizar os ambientes de Cloud (computação em nuvem) e HPC (para computação em clusters) do LaMCAD. Para isso, é necessário seguir todas as instruções disponíveis no menu Política de uso, do site lamcad.ufg.br.

Inauguração_LaMCAD

Categorias: NOTÍCIAS