
Palestra enfoca boa conduta e Comitê de Integridade Acadêmica da UFG
Participantes destacaram a importância do conhecimento para evitar erros como plágio e problemas com coautoria
O Comitê de Integridade Acadêmica da UFG (CIA) e as boas práticas nas atividades da universidade foram tema de palestra realizada na manhã do dia 21, no Youtube UFG Oficial, dentro da programação do 17º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conpeex), que acontece até o dia 23 de outubro.
O evento contou com a moderação da professora Lilian Rezende, da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG e membro do CIA. O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Jesiel Carvalho, e a professora do Instituto de Química e coordenadora do CIA, Tatiana Martins, falaram sobre o tema.
Jesiel Carvalho fez uma contextualização do papel das universidades ao longo do tempo, destacando a formação de recursos humanos de alto nível. Para chegar a esse objetivo, ele salientou que o ambiente das instituições deve ser apropriado. Para o pró-reitor, a produção do conhecimento exige novos desafios e a ética e a boa conduta acadêmica devem ser contempladas. Nesse sentido, ele ressaltou que o Comitê de Integridade Acadêmica da UFG vem atuando como disseminador das boas práticas e esclarecendo a comunidade universitária como um todo.
A professora Tatiana destacou que toda má conduta acadêmica depõe contra todas as atividades desenvolvidas. Muitas vezes, segundo a coordenadora, por falta de informação, erros como plágio, falsificação e manipulação de dados, problemas com coautoria, fatiamento ou duplicação de produtos são observados. Nesse cenário, Tatiana Martins apontou a importância do trabalho de prevenção feito pelo CIA por meio de palestras, disciplinas e textos no Jornal da UFG.
Um ponto também destacado pelos participantes é a importância de as unidades acadêmicas e seus coordenadores de pesquisa interagirem com o CIA para que as boas práticas sejam garantidas nas atividades de ensino, pesquisa, inovação e extensão.
Confira a palestra na íntegra neste link.
Para mais informações sobre o CIA, acesse prpi.ufg.br e selecione menu Ética. Em caso de denúncia, acesse ouvidoria.ufg.br ou ligue (62) 3521-1149.
Categories: notícias