CEI UFG 15 anos

CEI comemora 15 anos

Em 10/12/20 19:50. Atualizada em 11/12/20 14:08.

Reitor destaca visão empreendedora que motivou a iniciativa

Ednamar Dias

O Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG recebeu homenagens por seus 15 anos de implantação, completados em 2020. A cerimônia nesta quarta-feira,09, foi realizada pela plataforma google meet, transmitida pelo YouTube do CEI, e acompanhada por dirigentes da UFG, empreendedores, parceiros, startups e estudantes.

Live 15 anos do CEI UFG
Cerimônia virtual de 15 anos do CEI UFG

Visão estratégica

As personalidades que formaram a tribuna virtual compartilharam mensagens de confiança no futuro e lembranças de momentos marcantes.

A professora Milca Severino Pereira, reitora da UFG no período de 2003-2005, quando a instituição aceitou o convite do Sebrae,  para criar  o Programa de Incubação de Empresas (Proine), em 2004, lembrou as dificuldades do início. “Naquela época, não se concebia uma Universidade conectada com a sociedade, para estimular o empreendedorismo e a inovação. Foi preciso muita coragem e ousadia”, afirmou Milca.

Milca Severino
Milca Pereira, pró-reitora de Pós-Graduação
e Pesquisa da PUC Goiás e ex-reitora da UFG

A professora Maria Clorinda Soares Fioravanti, atualmente diretora da Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG, compartilhou a ansiedade que viveu durante a primeira reunião para detalhar o projeto da incubadora  à sociedade, quando era coordenadora de Pesquisa da Universidade. ”Naquele dia, esperávamos dezenas de participantes, reservamos um auditório para 100 pessoas, mas só apareceram 2". Precisei ser consolada pela professora Milca”, lembrou. Clorinda Fioravanti também foi pró-reitora de Pesquisa e Inovação na gestão passada.

Clorinda
Maria Clorinda Fioravanti, diretora da Escola
de Veterinária e Zootecnia da UFG

O reitor Edward Madureira iniciou sua primeira gestão na UFG em 2006 e guarda lembranças de um tempo em que era impensável esse diálogo da instituição com o mercado. ”Para muitos, era praticamente um crime, era como ferir a autonomia da Universidade. Mas ela existe para isso, para quebrar paradigmas e  servir a sociedade”, declarou.

Reitor Edward Brasil 15 anos CEI UFG
Edward Madureira Brasil, reitor da UFG

“Foi essa visão  estratégica que moveu o Sebrae, primeiro parceiro da UFG na concretização da incubadora”, confirmou o diretor técnico do órgão em Goiás, Wanderson Portugal.

Wanderson Portugal
Wanderson Portugal, diretor técnico do Sebrae Goiás

Fortalecimento
Ex-coordenadores parabenizaram a todos que contribuíram com suas gestões frente ao CEI  e  desejaram um futuro de êxitos. ”Está numa crescente, adquiriu sustentabilidade”, afirmou  o professor João Teodoro, que coordenou o CEI no período de entre os anos de 2005-2013.  “ O futuro será de muitas conquistas, dentro e fora da UFG", projetou o professor Cândido Borges, coordenador entre 2014-2017.

“O CEI está pronto para novos desafios, esperamos  atrair mais investidores  para as empresas incubadas e ainda mais alunos para os desafios, que hoje já alcançam todo o Brasil”, completou o pró-reitor  de Pesquisa e Inovação, Jesiel Freitas Carvalho.

Jesiel Freitas
Jesiel Freitas Carvalho, pró-reitor de Pesquisa e Inovação

Equipe motivada

Durante a cerimônia, a pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação e diretora de Transferência e Inovação Tecnológica da UFG, Helena Carasek, comentou  resultados,  e  agradeceu o empenho dos que participaram dessa trajetória de 15 anos.”

Helena Carasek
Helena Carasek, pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação

É uma história feita a muitas mãos, resultado do esforço de uma equipe dinâmica e valorosa, coordenada pela nossa gerente, Emília”, uma pessoa muito aguerrida e pró-ativa”, enfatizou Carasek. A pró-reitora também agradeceu a colaboração dos parceiros. “Sebrae, Funtec, Funape, Rede Goiana de Inovação, a todos nosso muito obrigado”, concluiu.

Emilia Rosângela
Emília Rosângela Pires, gerente do CEI UFG

Graduação
Para finalizar a tarde de comemorações, a empresa Orakolo Inteligência em Tecnologia recebeu o seu certificado de graduação. ”Isso ocorre quando o empreendimento está maduro, pronto para enfrentar os desafios do mercado, e a Orakolo, que sempre nos auxiliou para captar recursos com a Lei de Informática, atingiu esse patamar”, explicou Emília Rosângela, gerente do CEI.

Certificado graduada
Certificado da empresa Orakolo, graduada pelo CEI

Enésio Tristão, CEO da Orakolo, agradeceu o apoio durante os 3 anos em que a empresa esteve incubada. “Éramos muito técnicos, mas não tínhamos essa visão empreendedora. Esperamos que essa relação com o CEI continue para alcançarmos mais resultados", declarou Tristão.

Categorias: notícias