Banner Notícia_1 Ano REDCap-UFG

Disponibilização da Plataforma REDCap para comunidade da UFG completa um ano

Em 23/12/21 11:59. Atualizada em 23/12/21 13:04.

PRPI divulga dados sobre esse período inicial e convida pesquisadores a conhecerem a ferramenta

Lançada em novembro de 2020, a Plataforma REDCap-UFG já contribui para diferentes pesquisas da Universidade. REDCap é a sigla para Research Electronic Data Capture e pode ser definida como uma plataforma para coleta, gerenciamento e disseminação de dados de pesquisas.

No período de um ano, conforme a professora Ana Laura de Sene Amâncio, membro do Comitê Gestor REDCap-UFG, 26 projetos foram cadastrados, sendo seis destinados à administração da plataforma (operational support) e 20 projetos da comunidade UFG: 15 do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), três da Faculdade de Odontologia (FO), um do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC) e um do Hospital das Clínicas (HC).

Em um modelo híbrido, a gestão da Plataforma REDCap-UFG está sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), assessorada por um Comitê Gestor, com representantes de unidades acadêmicas de diferentes áreas do conhecimento.

Parcerias e perspectivas

A REDCap foi criada em 2004 por pesquisadores da Vanderbilt University (Tennessee, EUA). Em agosto de 2019, a UFG tornou-se membro do Consórcio Internacional REDCap. O período de estruturação técnico-administrativa, para viabilizar o seu uso de forma adequada e segura, contou com o apoio do Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho (LaMCAD), bem como do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR-UFG). Naquele momento também foram realizados testes, normatizações, além de elaboração de capacitação introdutória, sediada no Moodle IPE/CIAR/UFG.

A diretora de Pesquisa da PRPI, Rejane Faria Ribeiro-Rotta, ressalta que o ingresso da UFG no Consorcium REDCap a inclui em uma comunidade que atua na incorporação de soluções tecnológicas para facilitar a geração e a gestão de informações de pesquisa universalmente acessíveis e relevantes. “A possibilidade de parcerias intra e interinstitucional, nacionais e internacionais com compartilhamento de dados impulsiona a pesquisa sustentável, com a reutilização de dados seguros e reprodutíveis, com a produção mais célere do novo conhecimento.”

Até o presente momento, 119 usuários foram cadastrados. A professora Rejane Ribeiro-Rotta afirma que há planos de realização de seminários ou workshops sobre a plataforma em 2022 com o objetivo de divulgar suas potencialidades a pesquisadores da Universidade de diferentes áreas do conhecimento.

O professor Milton Pelli de Oliveira, coordenador do projeto Biobanco do IPTSP que está cadastrado na REDCap, destaca a grande quantidade de funcionalidades e opções da ferramenta. “Estamos armazenando dados de diferentes coleções biológicas para que estas sejam disponibilizadas para a comunidade científica de maneira geral e checando a melhor forma de catalogá-las para aproveitar o máximo dos relatórios gerados na plataforma.” O professor afirma, ainda, ter ótimas expectativas com relação à REDCap.

Leia mais sobre a REDCap-UFG

Categorias: Notícias Noticias pesquisa PRPI