BannerNotícia_Site PRPI_Finep_ChamadaFOODTECHS

Chamada Foodtechs da Finep vai apoiar pesquisas relacionadas a alimentos

Em 21/09/22 14:44. Atualizada em 21/09/22 14:53.

Pesquisadores da UFG devem indicar seu interesse à PRPI até 29/9

Está aberto o edital de Seleção Pública MCTI/FINEP/FNDCT FOODTECHS. O objetivo é fornecer recursos financeiros para pesquisa, desenvolvimento e inovação focada nos sistemas alimentares contemporâneos, novos ingredientes, proteínas alternativas e novas tecnologias de alimentos, contemplando as seguintes linhas temáticas:

Linha temática 1Redes de Pesquisa - formação de redes de pesquisa, contendo no mínimo a parceria de 5 ICTs, que tenham como objetivo o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico conjuntos nas áreas de alimentos, agronomia, veterinária, zootecnia e áreas afins, e cuja infraestrutura física de salas e laboratórios que serão utilizados, ou adequados e ampliados, para o atendimento das temáticas de novos ingredientes e proteínas alternativas com recursos do projeto.

Linha temática 2Empreendedorismo de base tecnológica - projetos de instituições, públicas ou privadas, ligadas à inovação e dedicadas ao apoio a empresas de base tecnológica, em parceria com uma ou mais foodtechs brasileiras incubadas, aceleradas ou lotadas em parques tecnológicos, nos temas de sistemas alimentares contemporâneos, novos alimentos e tecnologias de alimentos.

Linha temática 3Desafios Tecnológicos - projetos de pesquisa que busquem soluções aos seguintes desafios tecnológicos: a) Desenvolvimento de cortes inteiros de carne bovina cultivada; b) Desenvolvimento de formulações de meio de cultivo de grau alimentício, isentas de soro fetal bovino (SFB) ou outros elementos de origem animal que permitam a proliferação e/ou diferenciação de células bovinas; c) Produção de gorduras a partir de fontes de vegetais ou por fermentação para aplicação em produtos cárneos feitos de plantas; d) Extração e funcionalização de proteínas vegetais para aplicação em produtos cárneos análogos aos de origem animal.

As propostas devem ser apresentadas em arranjo institucional. Os(as) pesquisadores(as) interessados(as) devem, portanto, enviar indicação de interesse para projetos.prpi@ufg.br até o dia 29 de setembro de 2022, quinta-feira, informando a linha temática e o objetivo geral da proposta.

Informações complementares podem ser obtidas acessando o edital da chamada pública neste link. Em caso de dúvidas, o(a) interessado(a) deve entrar em contato por meio do e-mail projetos.prpi@ufg.br ou pelos telefones (62) 3521-2048 e 3521-1023.

 

 

Categorias: Notícias Noticias Chamada