Banner Notícias_Site PRPI_LaMCAD.png

LaMCAD-UFG participa do maior evento de computação de alto desempenho do mundo

Em 08/11/22 17:31. Atualizada em 08/11/22 17:31.

Compõem a comitiva brasileira os administradores dos maiores supercomputadores do Brasil a convite da empresa Dell Technologies

O Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho da Universidade Federal de Goiás (LaMCAD-UFG) foi convidado pela empresa de computação Dell Technologies para compor a comitiva brasileira que participará do maior evento de supercomputação e computação científica do mundo. O SuperComputing 2022 – The International Conference for High Performance Computing, Networking, Storage and Analysis (SC2022) será realizado de 13 a 18 de novembro na cidade de Dallas, nos Estados Unidos.

Fazem parte da comitiva brasileira os administradores dos principais laboratórios de computação de alto desempenho do país. Entre eles, o Núcleo Avançado de Computação de Alto Desempenho da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o High Performance Geophysics Laboratory do Centro de Estudos de Energia e Petróleo da Universidade de Campinas e o Laboratório Nacional de Computação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O LaMCAD será representado por seu gerente técnico-administrativo, Thiago Vasques, que, além de participar na conferência, terá a oportunidade de, juntamente com os demais membros da comitiva brasileira, conhecer o maior  supercomputador do mundo em um campus universitário, o Texas Advanced Computing Center (TACC), sediado na University of Texas, e o Laboratório de Inovação da Dell Techologies, os dois na cidade de Austin.

Thiago_Lamcad_6.png

Thiago Vasques, gerente técnico-administrativo do Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho da Universidade Federal de Goiás (LaMCAD/UFG)

De acordo com Thiago Vasques, a participação do LaMCAD nessa conferência representa uma excelente oportunidade para ampliação dos conhecimentos acerca de novidades e tendências tecnológicas nas áreas da inteligência artificial, machine learning e High-perfomance Computing, assim como ampliar a rede de contatos com os principais membros da comunidade internacional de computação de alto desempenho. Nas palavras de Vasques, “participar de um evento com essa magnitude, coloca a UFG numa posição estratégica e de vanguarda no cenário de computação científica mundial”.

Categorias: Notícias Noticias