Banner Notícias_CEIA

Ceia UFG completa dois anos como unidade Embrapii com R$ 60 milhões captados

Em 16/11/22 14:54. Atualizada em 16/11/22 14:59.

O Centro de Excelência em Inteligência Artificial nasceu com apoio da Fapeg no Instituto de Informática e conta hoje com mais 300 bolsistas

A Universidade Federal de Goiás é hoje referência em pesquisa e desenvolvimento na área de inteligência artificial (IA). O crescimento dessa área de ensino, pesquisa e inovação no Instituto de Informática da UFG levou à criação do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) que completa dois anos como Unidade Embrapii, sigla da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial.

A Embrapii é uma organização social, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, que cofinancia projetos de empresas brasileiras com recursos não-reembolsáveis. Seu objetivo é alavancar a capacidade produtiva e a competitividade, por meio do incentivo ao desenvolvimento de tecnologias de fronteira.

Resultados

Em dois anos, o Ceia captou R$ 60 milhões para a execução de projetos e já investiu R$ 5 milhões em infraestrutura. De acordo com a professora Telma Woerle de Lima Soares, diretora executiva do Centro, outros R$ 30 milhões estão em fase avançada de negociação ou contratação.

Márcia Borges
Telma Woerle de Lima Soares, diretora executiva do Ceia

Outro ponto de destaque do Ceia é o envolvimento massivo dos alunos nos projetos. São mais de 300 bolsistas de todos os níveis, graduação a pós-doutorado. “Essa é uma conquista que nos orgulha muito”, afirma a diretora, que também ressalta a importância do contato direto do estudante com desafios que vão exigir o exercício daquilo que ele está aprendendo.

A pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Helena Carasek, destaca que a universidade, além de preparar profissionais de qualidade para o mercado, também tem contribuído na resolução de problemas práticos e específicos de inúmeras empresas. “O Ceia é um exemplo de estrutura da UFG que faz essa interação universidade-empresa com excelência.”

Projeto de sucesso

Entre os projetos viabilizados pelo Ceia, está o do veículo autônomo de pequeno porte da Synkar. O veículo já é exportado para Canadá, Portugal, Irlanda e Malásia. “A inteligência artificial do veículo é 100% Brasil e começou com projetos de final de curso dentro da UFG”, conta Telma Soares. A Synkar hoje é a startup que mais contrata alunos da universidade.

Synkar
Veículo autônomo da Synkar, projeto de sucesso do Centro de Excelência em IA

O modelo mais conhecido dos robôs da Synkar é a ADA, utilizada pelo iFood para entregas. De acordo com o site TI Inside, câmeras captam imagens que são processadas por uma plataforma de inteligência artificial que as analisa e repassa para os algoritmos de localização e decisão, informando o robô sobre o ambiente onde ele se encontra e qual o possível caminho até o destino determinado.

Como tudo começou

O Centro de Excelência em Inteligência Artificial é o resultado de diversas fases de construção ao longo de anos de trabalho na UFG. “O ambiente da universidade é um celeiro criativo para inovação. Inovação que é importante não só para a UFG mas para o país e para a nossa sociedade”, destaca a diretora executiva.

Anderson Soares
Anderson Soares, diretor de Captação e co-fundador do Ceia

Desde 2015 existia o laboratório Deep Learning Brasil no Instituto de Informática. “Em 2019, convertemos o laboratório no Centro de Excelência em Inteligência Artificial e, em 2020, obtivemos o credenciamento Embrapii”, lembra o diretor de Captação e co-fundador do Ceia, Anderson Soares.

Importância da Fapeg

A conversão do Laboratório no Ceia teve como objetivo o crescimento das ações de pesquisa e inovação com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). “Uma das metas colocadas no convênio com a Fapeg para o novo centro era o credenciamento como unidade Embrapii para uma visão de profissionalização do grupo de pesquisa que conduzia a iniciativa”, explica o diretor.

Telma Soares pontua que a Fapeg teve um papel essencial, não apenas no fomento inicial e de implantação do Ceia, mas também na proposição de estratégias para trazer sustentabilidade à iniciativa. “Hoje temos empresas que são atraídas não apenas pela expertise dos pesquisadores do Ceia, mas também pela infraestrutura de ponta que construímos com recursos da Fundação.” Como exemplo, a diretora cita os supercomputadores para treinamento de IAs e o mais avançado laboratório de veículos autônomos elétricos da América Latina que está em fase de implantação.

Planos e futura sede

Helena Carasek afirma que a universidade comemora os resultados desses dois anos do Ceia como unidade Embrapii. A pró-reitora informa, ainda, que, dada a importância desse Centro de Excelência para a UFG e para a sociedade, será destinado um amplo espaço em edifício a ser construído com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) no Parque Tecnológico Samambaia da UFG. “Esperamos que, em breve, a sede do Ceia esteja materializada e, com isso, possamos alavancar ainda mais projetos com empresas e a inovação no nosso estado.”