Realizado o ll Seminário de Integridade Acadêmica durante o Conpeex 2022

Em 30/11/22 13:45. Atualizada em 01/12/22 11:11.

Além do incentivo às boas práticas na universidade, evento também contou com o lançamento do Guia de Integridade Acadêmica

Realizado durante o 19º Conpeex, o Seminário de Integridade Acadêmica da UFG reuniu a comunidade universitária para discutir a importância das boas condutas em todas as atividades institucionais e acadêmicas. O responsável pelo evento foi o Comitê de Integridade Acadêmica que vem desenvolvendo ações de divulgação e conscientização sobre essa temática na universidade, as quais resultaram na produção de um guia com orientações sobre condutas éticas nas mais diversas situações acadêmicas e que teve seu lançamento oficial no seminário.

A abertura do seminário contou com a presença dos professores Angelita Pereira de Lima (Reitora), Jesiel Freitas Carvalho (Vice-reitor), Helena Carasek Cascudo (Pró-reitora de Pesquisa e Inovação) e Lilian Ribeiro de Rezende (Coordenadora do Comitê de Integridade Acadêmica da UFG).

Em sua fala, Lilian Ribeiro ressaltou o pioneirismo e ineditismo da UFG em produzir um documento com um olhar mais amplo como o Guia de Integridade Acadêmica, estimulou a utilização do mesmo por toda a comunidade universitária e informou que o guia ficará disponível gratuitamente no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação.

Além do lançamento, outras atividades foram desenvolvidas ao longo do seminário, tais como: a apresentação de trabalhos relacionados ao tema da integridade acadêmica; a oferta de  oficina sobre plágio acadêmico ministrada pela Profa. Maria Márcia Bachion (FEN/UFG); e a realização de mesa redonda  sobre a  Implantação da Cultura de Integridade Acadêmica na UFG, moderada por Maisa Miralva da Silva (PRAE/UFG) e com participação de Helena Carasek Cascudo (PRPI), Fabíola Souza Fiaccadori (PRPI), Larissa Matuda Macedo (PRPG), Luana Cássia Miranda Ribeiro (PROEC), Moema Gomes Moraes (PROGRAD) e Tancredo Elvis Santos Silva (CDPA).

Ao fazer um balanço do evento, a prof. Lilian Ribeiro Rezende, coordenadora do CIA/UFG, ressaltou que a realização do seminário contribui com o avanço da implantação da cultura de integridade acadêmica na universidade e estimula a adoção de boas práticas nas atividades acadêmicas, o que incentiva com a promoção de melhores vivências na UFG.

IMG_5564.JPG   IMG_5821.JPG

IMG_5819.JPG  IMG_5823.JPG