Banner Notícia Prêmio TCC

6º Prêmio TCC em Empreendedorismo UFG anuncia vencedores

Em 01/12/22 14:38. Atualizada em 01/12/22 15:28.

Premiação ocorreu durante o encerramento do 19º CONPEEX/UFG e distribuiu prêmios de mil reais em dinheiro para os primeiros colocados de cada categoria

O 6º Prêmio TCC em Empreendedorismo da UFG anunciou os vencedores durante o encerramento do 19º CONPEEX - Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade Federal de Goiás.

A iniciativa tem por objetivo dar visibilidade à produção acadêmico-científica sobre empreendedorismo, realizada por estudantes dos cursos de graduação da UFG, nas categorias: Empreendedorismo Social – Monografia; Empreendedorismo de Negócios – Monografia; e Empreendedorismo de Negócios - Plano de Negócio.

Os trabalhos premiados na edição 2022 foram:

EMPREENDEDORISMO SOCIAL - MONOGRAFIA

1º Lugar: Publicidade e Empreendedorismo Social: Novos modelos de Negócio na Prática Publicitária. Autora: Lara Cintra Pires - FIC UFG. Orientadora: Letícia Segurado Côrtes

EMPREENDEDORISMO DE NEGÓCIOS - MONOGRAFIA

1º Lugar: Projeto para otimização de hélices para ventiladores de torres de resfriamentoAutor: Vinicius Vieira de Oliveira – EECA. Orientador: Felipe Pamplona Mariano

2º Lugar: Plano de internacionalização da empresa Fast AçaíAutora: Maria Fernanda de Figueiredo Monteiro – FCS. Orientadora: Andréa Freire de Lucena

3º Lugar: Primeira coleção autoral para a marca Abacaxica: estudo de público, materiais e viabilidadeAutora: Isadora Alves Barbosa – FAV. Orientadora: Lorena Pompei Abdala

EMPREENDEDORISMO DE NEGÓCIOS - PLANO DE NEGÓCIO

1º Lugar: Desenvolvimento de Cachaça Saborizada: uma investigação no meio universitário com design thinkingAutor: Douglas Borges Bueno – FACE. Orientador: Cândido Vieira Borges Júnior

2º Lugar: Criação e implantação da Salú AssessoriaAutores: João Victor Oliveira da Silva - FIC, Isabela Araujo Silva - FIC, Ellen Pinheiro – FIC e Júlia Montone Tonato – FIC. Orientadora: Daiana Stasiak

3º Lugar: Moda Festa Jeans: um projeto de coleçãoAutora: Stephanie Rodrigues Dorneles – FAV. Orientadora: Lorena Pompei Abdala

Os primeiros colocados em cada categoria receberam uma premiação em dinheiro no valor de mil reais, e todos os premiados estão credenciados para participar de até dois ciclos de pré-incubação de projetos, promovidos pelo Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI) da UFG sem qualquer custo.

De acordo com a diretora do CEI/UFG, professora Cleonice Borges, a ideia é expandir cada vez mais o número de participantes no Prêmio. Nas palavras da diretora: "Desde já, convidamos estudantes e docentes a direcionarem suas orientações e pesquisas para a temática e/ou perspectiva do empreendedorismo, desde a etapa de planejamento até a conclusão dos TCCs, para que possam se inscrever em 2023”.

A solenidade de premiação reuniu alunos, professores, dirigentes de unidade, e contou com as presenças da reitora da UFG, Angelita de Lima; da pró-reitora de Pesquisa e Inovação da UFG, Helena Carasek; do diretor de Transferência e Inovação Tecnológica, Marinaldo Ribeiro; da diretora do Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI) da UFG, Cleonice Borges; e do gerente do CEI UFG, Anderson Almeida.

O Prêmio TCC em Empreendedorismo é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Diretoria de Transferência e Inovação Tecnológica (DTIT). Mediante um concurso, os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso dos cursos de graduação da UFG que tenham tratado de temáticas relacionadas ao Empreendedorismo e à Micro e Pequenas Empresas (MPEs) são selecionados. Podem participar alunos ou egressos de graduação cujos Trabalhos de Conclusão de Curso tenham sido aprovados no calendário acadêmico do ano anterior ao concurso.

Prêmio TCC 1
Autora: Lara Cintra Pires - FIC UFG. Orientadora: Letícia Segurado Côrtes