BannerNotícia_CEI_8ª OEU_Equipes

9ª OEU UFG premia as equipes vencedoras

Em 06/12/22 12:08. Atualizada em 07/12/22 13:43.

A edição reuniu alunos de 35 instituições  de ensino superior do Brasil, EUA e Portugal, e distribuiu um total de 20 mil reais aos primeiros colocados

A 9ª OEU - Olimpíada de Empreendedorismo Universitário da UFG chegou ao final com a premiação das 3 equipes vencedoras de cada categoria: Negócio Inovador e Negócio de Impacto Socioambiental (NIS).

Foram 157 inscrições homologadas, 59 equipes, 35 instituições de ensino superior de 14 estados brasileiros e do Distrito Federal, de Portugal e dos Estados Unidos, e 11 finalistas. Confira as vencedoras:

Categoria Negócio Inovador


1º lugar: Nano AI: Artificial Intelligence
Adrielly Bernardes (UFG)
Gabrielly Bernardes (UFG)
Igor Henrique (UFG)
Jade Milhomem (UFG)
Maryck Felipe (UFG)

2º lugar: Elixir Foods
Ana Caroline Teixeira dos Santos (UFG)
Gustavo Henrique Amaral Monteiro Rocha (UFG)
Jordanne Gabriella Pires (UFG)
Namie Martins Yoshioka (UFG)
Radharani Claro Amorim (UFG)

3º lugar: Sus Tato
Amanda Gabriela Alves de Magalhães (UTFPR)
Jeanne de Baldi Portes (UTFPR)
Liara Yumi Hirakawa (UTFPR)

Arte_Notícia_Vencedores OEU_Negócio Inovador

 


Categoria Negócio de Impacto Socioambiental


1º lugar: Biofertilizante de fungos micorrízicos de eucalipto
Amanda Guimarães (UFG)
Ana Paula Nascimento (UFG)
Felipe Gonçalves (UFG)
Gabrielly Alves (UFG)
Jaqueline Cardoso (UFG)

2º lugar: Análises de éter-aminas para otimização do processo de flotação de minério de ferro com ganhos econômicos e socioambientais
Filipe Teodoro  (UFOP)
Jorge Ferreira Jr. UFOP)
Kinderlly Brandão (UFOP)
Leandro Gurgel (UFOP)
Liliane Catone (UFOP)

3º lugar: Sustenta Licitações
Edir de Jesus Borges (UFG)
Ednilson Alves (UFG)
Samuel Amorim (UFG)

 

Arte_Notícia_Vencedores OEU_Negocio de Impacto Socio

As primeiras colocadas de cada categoria receberam 5 mil reais, as segundas 3 mil reais e as terceiras colocadas 2 mil reais, totalizando 20 mil reais de premiação, e também poderão incubar seus projetos no Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI UFG). Todas as pessoas que participaram, bem como os orientadores, receberam certificados de participação.
Os projetos foram avaliados a partir dos seguintes critérios: grau de inovação, modelo de negócio, potencial de mercado, maturidade do MVP, resultados da validação e qualidade da apresentação do pitch.

Agradecimentos

O anúncio das equipes vencedoras foi feito durante uma live, com a presença da Pró-Reitora de Pesquisa e Inovação da UFG (PRPI), Profa. Helena Carasek, representando a Profa. Angelita de Lima (Reitora da UFG); Profa. Lucilene de Sousa, presidente da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG (Fundahc); Luizmar Adriano, diretor do Parque Tecnológico da UFG; Profa.  Cleonice Borges, diretora do CEI/UFG; Anderson Almeida, gerente do CEI/UFG, e de representantes de  instituições parceiras: Emília Rosângela do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Flávia Aleixo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e Armando Toledo da Inovação em Cidadania Empresarial (ICE), fundador da Seja Impacto Consultoria.

A Pró-Reitora Helena Carasek agradeceu às patrocinadoras da 9ª OEU, à Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) na pessoa da Diretora Executiva, Profa. Sandramara Matias Chaves, e à Fundahc na pessoa da Profa. Lucilene de Sousa, atual Diretora Executiva; à Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (Funtec),  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) como parceiros, às equipes que mentoraram ou avaliaram os projetos, aos colaboradores da PRPI e do CEI, mas especialmente, agradeceu aos estudantes que participaram da competição: "obrigada pela confiança na UFG, vocês foram muito determinados, e talvez a maior recompensa para isso seja a oportunidade de terem seus projetos incubados, não o prêmio em dinheiro. O CEI está aqui para ajudar vocês; tomara que fiquem muito ricos, mas não se esqueçam da responsabilidade social", finalizou.

Apoio ao empreendedorismo

A Olimpíada de Empreendedorismo Universitário da UFG (OEU) é uma iniciativa da PRPI, por meio da DTIT - Diretoria de Transferência e Inovação Tecnológica, que tem como diretor o profº  Marinaldo Ribeiro, e pelo CEI que foi responsável por sua realização.
O objetivo é disseminar a cultura empreendedora e estimular a criatividade e a inovação.
De acordo com a diretora do CEI, Cleonice Borges, isso mais uma vez se confirmou, pois os alunos acreditaram na iniciativa como uma forma de mostrar e aprimorar seus projetos. "Em 2023, queremos todos esses 157 competidores aqui conosco outra vez, e vamos buscar mais alunos", garantiu.

Categorias: Notícias Noticias ADM;Notícias