BioGyn_0

​​BioGyn quer expandir negócios, após ser graduada pelo CEI UFG

En 19/12/22 12:04 . Actualizado en 19/12/22 12:14 .

Empresa oferece soluções sustentáveis para controle de pragas em lavouras

Após concluir os níveis de pré-incubação e incubação, a BioGyn Soluções Entomológicas recebeu o certificado de empresa graduada, concedido pelo Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

A solenidade foi realizada no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa e de Inovação (PRPI) da UFG, com as presenças das sócias da empresa, seus familiares, empreendedores, gestores do CEI UFG e de outros órgãos da Universidade.

Para ser graduada, a empresa precisa apresentar planos de desenvolvimento da equipe; plano financeiro; com indicadores de crescimento e sustentabilidade; plano para expandir sua atuação no mercado e estratégias de gestão para medir o crescimento."A Biogyn cumpriu etapas difíceis, amadureceu, e está pronta para novos desafios", celebrou a diretora do CEI UFG, Cleonice Borges.

BioGyn_0  BioGyn_7

BioGyn_1  BioGyn_2

Trajetória

Ao longo de 4 anos, a BioGyn contou com o apoio decisivo do CEI UFG, inicialmente através do programa de Pré-Incubação, etapa em que o empreendedor, geralmente, possui apenas uma ideia e precisa de suporte para transformá-la em um negócio.

Durante a Pré-Incubação, o CEI UFG oferece apoio para o desenvolvimento de competências, como criatividade, inovação e capacidade gerencial de negócios de base tecnológica, categoria em que estava inserida a BioGyn. "No início, foram muitas incertezas. Até então, eu me entendia apenas como pesquisadora, não como empreendedora. O apoio do CEI foi decisivo para entender como funciona uma empresa', revelou  a sócia-fundadora e diretora de produção da empresa, Rizia Andrade.

Já no Programa de Incubação, a equipe da BioGyn recebeu treinamentos, mentorias e programas de aceleração, um estágio mais avançado em que já existe um produto ou um serviço.

Emilia Rosângela Pires, ex- gerente do CEI UFG, se emocionou ao relembrar o vínculo que a BioGyn manteve com a entidade durante esses anos. "Sempre incentivamos a equipe a ser ousada, encarar os altos e baixos e se fortalecer, mas a resiliência das sócias foi determinante", concluiu.

O diretor do Parque Tecnológico, onde a BioGyn esteve sediada até 2021, Luizmar Adriano, concordou que a força de vontade foi fundamental para o avanço da empresa e se  lembrou das vezes em que deixava, o local à noite e via Rizia Andrade e Glaubia Cavalcanti,  também sócia da empresa, se desdobrando para dar conta das demandas. "Vocês são um orgulho para a UFG, para PRPI e UFG", ressaltou.

Cristiane Rodrigues, também sócia da BioGyn,  agradeceu o apoio de todos os presentes e projetou muitas conquistas para a BioGyn. "Eu acredito no Agro, na agricultura sustentável, vamos crescer juntas", encerrou.

Prêmios

Foi pela contribuição com a agricultura sustentável que a BioGyn recebeu em 2018 o Prêmio do Conselho  Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA GO) na categoria Inovação Tecnológica.

"Empresa Inovadora do CEI UFG" também foi um dos prêmios que a BioGyn recebeu, em reconhecimento às empresas que se destacaram em 2019 e 2020.

Em 2022, a BioGyn recebeu o Prêmio Finep Mulheres Inovadoras, iniciativa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)  para estimular empresas lideradas por mulheres..

Com o prêmio, a empresa  participou de uma aceleração durante seis semanas, com palestras e mentorias especializadas, suporte e acompanhamento por profissionais da Finep e do mercado e uma quantia em dinheiro para ser aplicada na empresa.

Soluções

A BioGyn utiliza Trichogrammas, vespas com menos de 1 milímetros fixadas em cartelas de papel e distribuídas nas plantações, que, ao se reproduzirem, as vespas sabotam os ovinhos da lagarta que atingem as culturas sem oferecer prejuízos ao meio ambiente.

Por meio da tecnologia, é possível minimizar impactos de agrotóxicos sobre as lavouras, resultando em menos danos às culturas e em alimentos mais saudáveis. "Essa tecnologia é uma ferramenta importante no controle de pragas, mas só substitui totalmente os químicos no caso das lavouras orgânicas, porém, contribui de forma gradual com a redução de produtos químicos nas culturas”, revela Rizia Andrade, diretora de produção da BioGyn.

As técnicas entomológicas são utilizadas em culturas de tomate (estufa), alface, repolho, fumo e brevemente estará também em produções de citros, atendendo Goiás, Minas, Bahia e Rio Grande do Sul.

Jordana Sarah, produtora de morango em estufa, no município de Bela Vista de Goiás, atesta os resultados positivos. ”O controle biológico permitiu um monitoramento das principais pragas, melhoramento do manejo, e reduziu bastante a utilização de defensivos”, garante. Na cultura de morango da Sarah, é utilizada a técnica com o Chrisopidae ou Crisopideo, mais conhecido como bicho lixeiro, eficaz no controle de manchas-das-folhas.

BioGyn_6BioGyn_5

Categorías: Notícias Noticias ADM;Notícias