
Biossensor que mede a glicose pela lágrima promete facilitar a vida de pessoas com diabetes
Desenvolvida em pesquisa de doutorado e patenteada pela UFG, tecnologia de baixo custo tem potencial para ser incorporada ao SUS
A pesquisadora Ellen Flávia Moreira Gabriel, do Instituto de Química (IQ) da Universidade Federal de Goiás (UFG), desenvolveu em sua pesquisa de doutorado um sensor de papel descartável capaz de medir o nível de glicose no organismo de pessoas com diabetes, a partir de uma amostra da lágrima do indivíduo.
O biossensor colorimétrico funciona de modo similar aos sensores portáteis de gravidez e possibilita que o diabético acompanhe sua glicemia (quantidade de açúcar no sangue) apenas encostando o sensor no olho. Evitando, com isso, ter que furar constantemente o dedo para realizar o acompanhamento da diabetes por meio do aparelho medidor de glicemia tradicional.
Outra grande vantagem da tecnologia é o custo. Cada sensor sai em torno de dez centavos, o que poderá trazer benefícios econômicos aos pacientes e ao próprio Sistema Único de Saúde (SUS), que poderão contar uma alternativa mais barata para o controle da glicemia do que a oferecida pelos aparelhos de medição e tiras descartáveis disponíveis hoje no mercado.
Desenvolvido no Laboratório de Microfluídica e Eletroforese do IQ/UFG, sob a orientação do professor Wendell Coltro (IQ/UFG), a inovação contou também com a participação do pesquisador Flávio Marques Lopes (IQ/UFG) e com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Bioanalítica (INCT-Bio).
A patente desta tecnologia inovadora foi concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) à UFG e todo o processo de registro foi acompanhado pela Agência UFG de Inovação, que também é a responsável por cuidar das tratativas para a transferência da tecnologia para indústrias interessadas na produção em escala comercial do biossensor.
Para mais informações sobre o licenciamento da tecnologia:
Agência UFG de Inovação
Setor de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia
e-mail: spitt.prpi@ufg.br
telefone: +55(62) 3521-2043
Para mais informações sobre a pesquisa:
Categorías: Notícias Noticias ADM;Notícias