Pesquisa e Inovação chama a atenção do público escolar no Espaço das Profissões 2024
Alunos do ensino médio participam de atividades imersivas nas unidades vinculadas
O tradicional Espaço das Profissões, tradicionalmente promovido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), contou com a presença de estudantes de nível médio e pré-vestibular por todo o Campus Samambaia, nos dias 23 e 24 de abril. Um dos pontos de parada foi o estande da Pesquisa e Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI/UFG), posicionado no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal. O espaço buscou proporcionar experiências imersivas nas unidades vinculadas.
Em conjunto com a rede de laboratórios IPElab (Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo),o Museu Antropológico da UFG e do Herbário UFG, ligado à Unidade de Conservação (UC), o ponto de parada, proporcionou nos dois dias de evento demonstrações dos serviços e atividades desenvolvidas, assim como a exposição de materiais e serviços desses locais.
Na área reservada ao IPElab, os óculos de realidade virtual (VR) e a prototipagem em 3D foram destaque, onde os estudantes puderam experimentar essas novas tecnologias. Se tratando de um espaço acessível ao público, esse contato abre portas para a utilização futura de serviços ofertados pelo laboratório, antes mesmo de entrarem na universidade.
O Herbário UFG apostou em amostras de sua vasta coleção de plantas nativas do cerrado e outros exemplares da biodiversidade brasileira. Com um microscópio e o apoio da expertise de seus técnicos, os estudantes puderam ver de perto e aprender um pouco mais das características desses vegetais.
E não paramos por aí: peças históricas diretamente do acervo do Museu Antropológico da UFG foram apresentadas aos presentes, com uma narrativa do processo de conservação, pesquisa e apresentação. A exposição dos objetos aproxima os estudantes de artefatos indígenas e demonstra a importância que esses povos tiveram em diversas instâncias por todo o território do Centro-Oeste.
A experiência do primeiro contato com a Universidade no Espaço das Profissões, potencializada pelo estande, proporciona a quem continua em nível escolar, a visualização de como será sua participação ativa nesses espaços quando for a hora de iniciar efetivamente os estudos no ensino superior, onde a ótima recepção do público e a movimentação intensa entre as áreas expostas ilustra este cenário, promovendo também, a expansão do conhecimento científico para toda a comunidade externa.
Categories: Notícias Noticias ADM;Notícias