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IV Seminário de Integridade Acadêmica debate ética e inteligência artificial

Em 21/10/24 15:47. Atualizada em 21/10/24 16:37.

Com mais de 200 inscritos, o evento teve como foco a  integridade no meio acadêmico e os desafios frente a inteligência artificial

Nos dias 17 e 18 de outubro de 2024, a Universidade Federal de Goiás (UFG) promoveu o IV Seminário de Integridade Acadêmica, realizado no auditório do  Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG). Em sua quarta edição, o evento contou com cerca de 200 inscritos, ferramentas de acessibilidade como tradução simultânea do inglês ao português, e também intérpretes de Libras. A organização partiu pelo Comitê de Integridade Acadêmica (CIA/UFG), que, por sua vez, é vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI/UFG). O seminário contou também com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), pela Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE), pelo Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) e pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (ADUFG). 

Compuseram a mesa, a Profa. Helena Carasek, pró-reitora de Pesquisa e Inovação, a Profa. Luana Cássia Miranda de Ribeiro, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Marcos Fernando Arriel, presidente da FAPEG, e da Profa. Lilian Ribeiro de Rezende, coordenadora do Comitê de Integridade Acadêmica e do próprio seminário.  Após o momento de fala, Arianna Valentini, funcionária da UNESCO/IESALC (Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe) ministrou sua palestra intitulada "Ethics and Artificial Intelligence (AI): Challenges and Perspectives", em tradução livre, "Ética e Inteligência Artificial (IA): Desafios e Perspectivas". 

Na sexta-feira (18), o seminário retomou as atividades pelo período matutino, com a palestra da professora Olgamir Amancia Ferreira, decana de Extensão da Universidade de Brasília (UnB). A professora trouxe para o debate o tema "A Cultura da Integridade Acadêmica nas Instituições de Ensino Superior". Ao longo de sua fala, a formação docente e a pesquisa acadêmica foram debatidas, possibilitando estimular estratégias para a formulação de uma cultura sólida de integridade, seguida por estratégias para as universidades fortalecerem essas práticas em suas rotinas institucionais. 

Ainda no período da manhã, foi realizada uma mesa-redonda que reuniu representantes de várias instituições de ensino superior de Goiás, abordando as diferentes perspectivas sobre a construção de uma cultura de integridade acadêmica nas instituições goianas e os desafios que cada uma enfrenta nesse processo. A mesa foi formada por Vanderlei Veget Cassiano Lopes Júnior (FAPEG), Helena Carasek (PRPI/UFG), Felipe Terra (PRPG/UFG), Moisés Fernandes Lemos (PROPESQ/UFCAT), Maria José Rodrigues (PRPG/UFCAT) e Claudio Stacheira (PRP/UEG)

O período da tarde foi aberto com a palestra de Flavia Maria Bastos, coordenadora geral de Bibliotecas da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Flavia compartilhou a experiência da UNESP no uso de ferramentas de integridade acadêmica no ensino, destacando o papel crucial que essas ferramentas têm desempenhado no registro ético de produções acadêmicas. Ao encerramento do evento, discentes e pesquisadores apresentaram seus trabalhos científicos e pesquisas com temas que abordaram a identificação de similaridades em trabalhos acadêmicos, fontes acadêmicas e ética na docência. 

“Conseguimos trazer palestrantes internacionais e de fora do Estado de Goiás, que estiveram conosco com discussões produtivas e que trouxeram, com certeza, várias reflexões para toda a comunidade acadêmica. A partir daqui, temos muitas ideias legais para a quinta edição do nosso seminário, e com certeza, vamos conseguir ampliar a participação de todos com a implantação de uma cultura de integridade em nossa instituição.” ressaltou a coordenadora do Comitê de Integridade da UFG. 

O IV Seminário de Integridade Acadêmica é realizado em conjunto com o lançamento da última versão do Guia de Integridade Acadêmica da Universidade Federal de Goiás (UFG). O documento, que estava em produção desde 2022, busca promover e fortalecer a cultura da integridade e a ética no ensino superior.

Para acessar a nova edição do guia, basta acessar este link.

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