
V Seminário de Integridade Acadêmica debateu desafios éticos da pesquisa
Evento discutiu amplamente os desafios da comunicação científica e a ética na pesquisa contemporânea
Realizado nos dias 16 e 17 de outubro no auditório do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG), o V Seminário de Integridade Acadêmica reuniu pesquisadores, estudantes e professores em torno do tema “Ética na Comunicação e na Divulgação Científica”. Com palestras, mesa-redonda e oficina, o encontro ao longo dos dois dias buscou pautar a ética contemporânea na produção e divulgação do conhecimento científico.
Quinta edição do evento reforça a discussão dos temas na Universidade
A abertura, na noite de quinta-feira (16), contou com a presença da pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação e diretora de Pesquisa da Universidade Federal de Goiás, Fabíola Fiaccadori; da coordenadora do Comitê de Integridade Acadêmica da UFG (CIA/UFG), Fernanda Grazielle da Silva Azevedo Nora; e do diretor científico e de inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Cláudio Rodrigues Leles.
“Refletir sobre a ética na comunicação e divulgação científica é reconhecer de modo como apresentamos e interpretamos os resultados da pesquisa influencia diretamente na percepção pública da ciência e confiança social nas instituições”, declarou a coordenadora do Comitê de Integridade Acadêmica (CIA/UFG).
O seminário é promovido pelo CIA/UFG, que, por sua vez, é vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI/UFG), com o apoio da Fapeg. Com inscrições gratuitas e transmissão on-line e simultânea por toda a programação, a proposta foi democratizar o acesso dos estudantes, pesquisadores e professores ao tema e às atividades propostas.
“A temática de discutir a ética na comunicação e divulgação científica é necessária e urgente, considerando o meio acadêmico na totalidade. Trazer essa temática é necessário não somente para pontuar os problemas e as questões que surgem atualmente, mas também para compreender onde esses problemas interferem em nossas ações como professores, pesquisadores e estudantes.” comentou Fabíola Fiaccadori, Diretora de Pesquisa da UFG.
Em seu segundo dia, o evento tratou com maior foco da problemática de periódicos predatórios. A palestra "Periódicos predatórios e o impacto da credibilidade na ciência", da pesquisadora Cíntia Maria Lanzarini Gouy (Fiocruz), e a subsequente mesa-redonda com representantes de instituições de ensino de Goiás não apenas construíram um panorama sobre a questão, mas também criaram um ambiente de colaboração para pesquisadores de todos os graus e áreas do conhecimento.
O tema continuou a ser discutido com a oficina intitulada "Como Identificar Periódicos Predatórios?", ministrada pelo professor Daniel de Brito Cândido da Silva (UFG). A atividade apresentou ferramentas práticas aos participantes, tornando-se um guia valioso para a disseminação de suas pesquisas e garantia da credibilidade da ciência.
A contribuição científica do seminário se expandiu, também, com a apresentação dos trabalhos enviados para o evento. As submissões, abertas a pesquisadores de todos os níveis (graduação, mestrado e doutorado), foram gratuitas. Os trabalhos aceitos foram apresentados oralmente na tarde do dia 17, previamente ao encerramento da quinta edição do evento.
Sobre o Comitê de Integridade Acadêmica
O Comitê de Integridade Acadêmica (CIA) da Universidade Federal de Goiás é um colegiado interdisciplinar consultivo, deliberativo e educativo, de caráter permanente, vinculado administrativamente à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI). Foi formado em julho de 2015, tendo representação de todas as áreas do conhecimento, das pró-reitorias e dos comitês de ética da UFG. Sua vinculação, composição e competências estão definidas pela Resolução Consuni nº 10/2018
Texto por Pedro Ortiz (PRPI/PTS/UFG)
Edição por William Correia (PRPI/PTS/UFG)