Ação de empreendedorismo da UFG é contemplada pelo CNPq
Programa de iniciação fortalece cultura empreendedora na Universidade e amplia oportunidades para estudantes
Por Alexandre Elias*
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI/UFG) teve sua proposta selecionada na Chamada Pública CNPq/MCTI/MEMP n.º 05/2026. O resultado inseriu a instituição no Programa de Iniciação ao Empreendedorismo (Piemp), fortalecendo seu papel como polo de desenvolvimento tecnológico regional. O edital buscou financiar projetos voltados à inovação dentro das instituições de ensino superior (IES). Nesse contexto, a UFG estruturou um plano voltado à transformação de ideias em soluções reais para o mercado.
O programa prevê a concessão de até 10 bolsas de Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI) para estudantes de graduação desenvolverem, por meio de grupos, projetos e propostas que incentivem o espírito empreendedor. Além disso, a constituição de equipes interdisciplinares ajudará a capacitar os alunos para que assumam papéis de liderança em áreas tecnológicas avançadas.
Para Marinaldo Ribeiro, diretor de Transferência e Inovação Tecnológica da UFG, a conquista das 10 bolsas é um reconhecimento da capacidade da Universidade em formar talentos e traduzir conhecimento científico em benefícios para a sociedade, além de reforçar a cultura empreendedora e promover a criação de novos negócios fundamentados em ciência e tecnologia.
“Com esse apoio do CNPq, vamos ampliar oportunidades para nossos estudantes, estimular soluções inovadoras e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país. A UFG reafirma seu compromisso com a inovação, com o empreendedorismo e com a construção de um futuro mais criativo e sustentável”, declarou.
Piemp
A chamada resulta da articulação entre o CNPq, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Ministério do Empreendedorismo, o que assegura o suporte necessário à realização das metas definidas pela PRPI/UFG. Os recursos viabilizam toda a estrutura de apoio aos novos empreendedores, enquanto a proposta aprovada fecha com chave de ouro o trabalho da equipe técnica da Universidade, que submeteu o projeto dentro do prazo estipulado pelo governo federal durante a seleção que ocorreu entre fevereiro e abril de 2026.
Juntamente da proposta aprovada pelo CNPq, a PRPI/UFG também lançou programa próprio, inspirado no Piemp, que expande a iniciativa para até 20 equipes. As inscrições se encerraram na última quinta-feira (25/06). Além disso, a Universidade disponibilizará 10 bolsas de Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI) com recursos próprios, que se juntarão às 10 financiadas pelo CNPq, assegurando apoio financeiro por seis meses a todos os grupos selecionados.
*Alexandre Elias Barbosa de Faria é estudante de Estágio Obrigatório do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Goiás, orientado pelo Jornalista William Correia
